Reunificação da China: Hong Kong é exemplo para Taiwan

O porta-voz do Gabinete dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Yang Yi, declarou nesta quarta-feira (27) que, com a aplicação bem sucedida da política “um país, dois sistemas”, há cada vez mais pessoas em Taiwan que conhecem, compreendem e

Na coletiva de imprensa realizada nesta quarta em Pequim, Yang afirmou que nos últimos dez anos, desde o retorno de Hong Kong à China, a região consolida a prosperidade e desenvolvimento e alcançou êxitos notáveis com a persistência na política de “um país, dois sistemas” e “Hong Kong deve ser administrada por hong koneses”.



Além disso, Hong Kong serve como uma ponte entre o continente chinês e Taiwan. Cerca de 3 milhões de habitantes de Taiwan vêm anualmente para o continente chinês através de Hong Kong e o volume do comércio indireto entre os dois lados com seu intermédio registra mais de US$10 bilhões por ano.
 


Hu Jintao comparecerá à celebração



O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente chinês e presidente da Comissão Militar do Comitê Central do PCCh, Hu Jintao, participará, entre os dias 29 de junho e primeiro de julho, da cerimônia do 10.° Aniversário de Reintegração de Hong Kong à China e da cerimônia de posse do terceiro governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong.



Festa recorde



O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong anunciou que vai festejar o 10.º aniversário da reintegração de Hong Kong em 1.º de Julho com o maior espetáculo pirotécnico já realizado na região.


Serão lançados ao todo 31.888 fogos de artifício de diferentes tipos. Tanto o tempo de espetáculo como o número de fogos batem o recorde histórico. Com a ajuda de tecnologias avançadas, os fogos desenharão no céu os caracteres “pessoas da China”.


Prevê-se que o espetáculo atraía um público de cem mil pessoas, entre moradores e visitantes.


 


Com informações da agência Xinhua