Perpétua: corte de ponto é inaceitável

Corte de ponto e ameaça de não contratação dos funcionários em estágio probatório é falta de bom senso por parte dos ministérios envolvidos na negociação.

11 dos 24 deputados estaduais do Acre, enviaram um documento ao congresso nacional fazendo uma exposição de motivos na qual denunciam que instituições como Ibama, Incra e Ufac já procederam o corte de ponto dos servidores em greve.


A deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, fez um pronunciamento no plenário da câmara dos deputados pedindo a imediata suspensão dos cortes e a retomada das negociações.


No Incra, o memorando nº 256, assinado pela diretora de gestão administrativa Eva Maria de Souza Sardinha, determina o corte do ponto dos funcionários, sem deixar espaço para que as negociações sejam retomadas e a reivindicação de reestruturação do plano de carreira seja discutida.


 Perpétua denunciou que no Ibama, a ameaça tem sido sustentada pela direção nacional e os trabalhadores em estágio probatório correm o risco de não serem efetivados, de acordo com a portaria de nº 755.


O corpo técnico da Ufac (Universidade Federal do Acre), com defasagem salarial há mais de 10 anos, pode ser o mais afetado.


“Os sindicatos consolidaram conquistas sociais e projetaram lideranças políticas que hoje governam o Brasil. É necessário que o governo construa alternativas para o fim do impasse. É falta de bom senso e incoerência do ponto de vista social levar adiante a ameaça de penalizar os trabalhadores, com o corte de ponto”, disse a deputada ao defender a causa dos servidores que resistem na busca  pela reposição salarial, melhores condições de trabalho e validação dos planos de cargos e carreiras.