Encontros regionais mobilizam o PCdoB/BA

O membro da Comissão Estadual de Organização do PCdoB/BA, Egberto Magno, analisa, em artigo, as contribuições dos encontros regionais e da campanha nacional de crescimento e valorização da militância para  elevar a capacitação da militância e a estru

''Balanço dos encontros regionais


 


Egberto Magno


 


Mantendo tradição iniciada no final da década de 1990, o PCdoB na Bahia promove desde maio encontros regionais envolvendo dirigentes de Comitês Municipais. Até a segunda metade de julho se concluem as 13 edições dos encontros e uma assembléia específica de dirigentes de Salvador da Bahia, a capital, havida no dia 16 de junho. Tendo sido realizados até o momento, 10 dos encontros previstos, é possível se fazer um balanço parcial dos resultados políticos das atividades, e a partir daí traçarmos ajustes às metas estabelecidas para o ano em curso.


 


Os encontros regionais revelam-se extremamente importantes, um recorrente contato entre a direção estadual e as direções intermediárias, haja vista que todo ano eles acontecem. Costumo dizer que, embora não estejam previstos em nossos estatutos, são uma verdadeira instância consultiva do PCdoB, rica e frutífera experiência merecedora de maior sistematização.


 


Consolidam-se, com o acompanhamento e apoio do Comitê Estadual, núcleos regionais de dirigentes que articulam as ações partidárias naquela “jurisdição”. Encurtam a distância entre as duas esferas de direção permitindo maior  sinergia e retro-alimentação recíproca, o que contribui para, por um lado, a direção estadual compreender cada vez mais as diferentes realidades regionais (a Bahia é um vasto território com populações culturalmente diferenciadas), e por outro fazer com que as instâncias intermediárias possam apreender cada vez melhor a centralidade da política programática e tática do partido.



Ajuste tático: projetos eleitorais 2008


 


Foi com entusiasmo e empolgação que os dirigentes municipais presentes aos encontros regionais acolheram a resolução de março do Comitê Central que decidiu por um ajuste na tática partidária. De maneira geral, as bases consideram justa a leitura de que o PCdoB deve lutar para assegurar e consolidar seu espaço no espectro da política brasileira.


 


Compreendem acertada a idéia de que o vetor da tática eleitoral é a disputa de cargos majoritários e de que não se deve, ao mesmo tempo, descuidar da ampliação do número de cadeiras ocupadas por comunistas nos parlamentos. A luta  por uma tendência mudancista no interior do governo, assim como a importância da ação dos comunistas no movimento social foram aspectos debatidos nos encontros.



O plano político do PCdoB para as eleições municipais do ano que vem deverá contar com aproximadamente 40 candidatos(as) a prefeitos (as) e quase um milhar de candidatos (as) a vereador (a).  Os encontros regionais têm servido como lanterna para clarear a tática de 2008, dar maior nitidez e consistência às projeções iniciais traçadas pelo Comitê Estadual. Cerca de 10 chefes de executivos municipais filiaram-se ao partido e, à exceção de um, todos disputarão a reeleição. Passos largos têm de ser dados visando radicalizar, até setembro, a filiação de lideranças das mais variadas áreas da sociedade, para a constituição de um projeto mais ampliado.


 


Os outros 30 projetos englobam as mais diferentes regiões e diferenciados municípios, como Salvador (capital), Alagoinhas (Nordeste), Simões Filho e São Sebastião do Passé (Região Metropolitana de Salvador), Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (Oeste), Itabuna e Ipiaú (Sul), Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Brejões (Sudoeste), para nominar apenas alguns casos.


 


Campanha de Crescimento e Valorização da Militância



Na Bahia, a campanha “PCdoB de Carteirinha” se tem mostrado eficiente. Saímos de 172 para 609 militantes com a carteira, um crescimento de 254,07%.  Ela é articulada com a campanha pela contribuição financeira militante, para sustentação material e política do Partido Comunista do Brasil.


 


Nos encontros regionais cada Comitê Municipal presente assumiu o compromisso de incorporar determinada quantidade de dirigentes, alvo principal nesta fase, através da contribuição militante. Montamos um quadro para controle de implementação de cada cidade. Pelo menos quatrocentos camaradas se somarão aos 609, perfazendo um universo de 1009 militantes de carteirinha, sem contar que potencialmente 152 pessoas  se agregarão a partir dos encontros do Norte, Chapada II, Vale do Jacuípe e Serra Geral, vez que, distribuídos nos 10 encontros havidos, percentualmente 38 camaradas se fizeram presentes em cada um deles.


 


De cara, dois grandes desafios se colocam:fazer com que, de fato, esse contingente de dirigentes intermediários obtenha sua carteira até o início do processo de Conferências Municipais, que se inicia em agosto e superada essa etapa, ganharmos a adesão dos 44% de Comitês municipais restantes, até o final do ano, atingindo a totalidade de CM’s na Bahia. O objetivo é ter pelo menos um dirigente de cada comitê municipal  incorporando ao sistema de contribuição militante e de posse de sua carteira, ainda em 2007.



Formação de mil quadros intermediários



Antes que o ano termine mil dirigentes intermediários da seção baiana do PCdoB terão passado pelos cursos de formação cujo conteúdo aborda a luta pelo socialismo, o programa e a tática do PCdoB e o sentido estratégico da estruturação partidária. A data dos cursos já está agendada. Cada uma das 13 regiões terá sua própria equipe de professores. Para capacitação dos professores, 56 dirigentes passaram por curso nos dias 1 a 3 de junho, em Salvador. De maneira geral, serão três etapas em cada região. Nos encontros regionais, os dirigentes intermediários se mostraram interessados em qualificar sua militância, fator fundamental para um partido de natureza revolucionária, que tem na teoria marxista a caixa de ferramentas para manejar a luta social por transformações de  caráter profundo, socialista.
Trata-se de ação intensa de formação, dirigida a esse corpo de quadros que dar consistência e concretude ao projeto do partido.



Radiografia dos encontros



Reuniram-se até aqui 384 dirigentes intermediários – membros de Comitês Municipais de cidades pequenas, médias e grandes do interior do estado, além de dirigentes de distritais de Salvador. Em média, cada região mobilizou 38 dirigentes. Mantendo-se essa média para os quatro encontros regionais ainda restantes (Norte, Vale do Jacuípe, Chapada II e Serra Geral), teremos a participação de 536 comunistas responsáveis pela elaboração e execução da política do partido no nível municipal, 36 a mais do que fora projetado. Cento e doze Comitês Municipais compareceram. Em média,  pouco mais de onze CM’s por encontro, o que nos aponta que 44 dessas instâncias participarão dos quatro encontros restantes a ser realizados em julho, quando, projeta-se, alcançaremos 156 Comitês Municipais, ou 55% dos 276 existentes por todo estado.



Conferências 2007



Em julho, a direção estadual do partido estará publicando as normas das Conferências que renovarão suas direções a aprofundarão a intensificação da Campanha de Crescimento e Valorização da Militância. Esse processo culminará na Conferência estadual em outubro, em Salvador. Planeja-se também que, embora a convenção eleitoral seja ano que vem, devamos aprovar o essencial da tática eleitoral de cada município nas próximas conferências, entre agosto e setembro''.