Argentina: Grupo de Kirchner amarga duas derrotas nas urnas

O presidente da Argentina, Nestor Kirchner, amargou duas derrotas políticas neste domingo. Os candidatos apoiados por ele para o governo da capital Buenos Aires e da província de Terra do Fogo, perderam.

Em Buenos Aires, o empresário Mauricio Macri, presidente do Clube Atlético Boca Juniors e fundador do partido de direita Proposta para a Mudança (PRO), derrotou o atual ministro da Educação, Daniel Filmus, no segundo turno das eleições disputadas ontem, com 60,9% dos votos, contra 39,6%. Este era o resultado oficial, com 98,04% das urnas apuradas até o encerramento desta edição.



Na Terra do Fogo, com 95% dos votos apurados, Fabiana Ríos, do partido de esquerda ARI, teve 52,25% contra 46,87% do atual governador e candidato à reeleição, Hugo Cóccaro, da Frente para a Vitória – coligação de partidos que apóia Kirchner. Ríos será a primeira mulher a governar uma província na história do país.



Uma derrota esperada e uma surpresa



A vitória de Macri já era esperada. A capital argentina tradicionalmente vota contra o governo nacional e no primeiro turno, realizado em 3 de junho, Macri alcançou 798.292 votos (45,7% do total) enquanto Filmus teve 414.205 (23,7%), uma diferença de mais de 20 pontos. Mas a de Fabiana Ríos foi surpreendente, já que Terra do Fogo é há anos um reduto político do grupo kirchnerista. Além disso, o ARI é liderado pela deputada e ex-candidata à presidência, Elisa Carrió, que apoiou o candidato derrotado no primeiro turno nas eleições em Buenos Aires, o atual governador Jorge Telerman.



Em Buenos Aires, a votação foi tranqüila. Mais de 2,5 milhões de pessoas foram às urnas, num dia ensolarado, mas extremamente frio (6 graus) e seco. Na Terra do Fogo, província situada no extremo Sul do continente, cerca de 60 mil eleitores votaram debaixo de neve.



A vitória de Macri significa uma perspectiva de novos cenários para a política argentina no último ano de governo do presidente Kirchner. Analistas políticos apostam que, ganhando o comando da capital com tal margem em relação ao candidato de Kirchner, Macri se transforma em uma peça fundamental para a organização de um movimento oposicionista com vistas às presidenciais de outubro.



Mistério dos Kirchner



Com índices de aprovação e intenção de votos elevados, entre 50% e 60%, Kirchner já está em campanha pela reeleição, mas mantém o mistério sobre se o candidato é ele mesmo ou sua esposa, a senadora Cristina Fernández. Macri ainda não disse como pretende usar o capital político que acumulou nesta campanha. Por enquanto, os candidatos a presidente já declarados, em oposição a Kirchner, são os ex-ministros da Economia, Roberto Lavagna (de 2002 a 2005) e Ricardo Lopez Murphy (durante a presidência de Fernando De La Rúa), e Elisa Carrió.



Macri vai governar a cidade mais populosa (3 milhões de habitantes) e terceiro maior orçamento (cerca de US$ 3 bilhões) da Argentina, depois do nacional e da província (estado) do mesmo nome. Com grande popularidade conquistada em seus 12 anos à frente do Boca, Macri caiu no gosto dos portenhos nesta campanha ao enfocar o tema da insegurança. De acordo com pesquisas de opinião publicadas neste domingo (24) pelo jornal Clarín, a insegurança foi apontada por 70% dos entrevistados como o maior problema da cidade, seguido de longe pelo trânsito.



Fonte: Valor Econômico