Perpétua quer monitoramento de crimes na internet

Perpétua Almeida do PcdoB do Acre quer ampliar convênio do Google com Procuradoria Federal de Minas Gerais para todos os estados, no sentido de controlar crimes da internet.

O Google, assumiu através de um convênio, no dia 11, o compromisso de manter uma página na Web à disposição da Procuradoria Federal de Minas Gerais 24 horas por dia, com autorização expressa através de senhas especiais para monitorar comunidades e perfis criminosos nos sitios de relacionamento do Orkut, campeão de denúncias de pedofilia e de incitação ao ódio.


Denúncias sobre tráfico de armas e outras atividades criminosas também serão monitoradas.


O convênio garante total liberdade ao Ministério Público de Minas Gerais de preservar ou remover infor~mações que chegam à poliícia.


Ao tomar conhecimento do convênio, Perpétua Almeida entrou em contato com o Procurador da República no Acre, Marcus Vinicius, que se comprometeu a levar o assunto à reunião de procuradores gerais como proridade de pauta da reunião de procuradores esta semana em Brasília.


Perpétua se reúne nesta segunda-feira, 18 com o procurador federal e os promotores da criança e adolescência, além de representantes do conselho tutelar.


“Nossa intençãó é garantir ao Ministério Público acreano, o mesmo acesso obtido pela procuradoria mineira”, explicou a deputada que sugeriu o mesmo caminho às procuradorias regionais.


No Acre o caso mais recente de crime pela internet, envolveu centenas de mulheres, muitas delas menores de idade, expostas em cenas comprometedoras, no sitio intitulado “Acretinos”, retirado do ar após denúncias na imprensa que provocaram a abertura de inquérito e investigação sigilosa na policia federal.


O estrago causado pelo Acretinos foi tão grande que causou entre outros problemas, separações de casais e problemas psíquicos, com vários casos de depressão registrados, embora a maioria das fotos expostas fôssem montagem. O sítio em questão teria hospedagem numa cidade do sul do país.


De acordo com as estatísticas, 44 mil imagens de crianças de até 5 anos, circulam no Orkut em cenas pornográficas, inclusive de sexo explícito.


Pesquisas também apontam que no Brasil as fraudes financeiras que utilizam a internet e correios eletrônicos já superam em espécie, os prejuízos de assaltos a bancos.


“Vamos dar um basta a essa situação. O convênio entre o Google e os procuradores mineiros deve ser estendido a todo o Brasil, e isso, não depende de ordem judicial”, disse Perpétua Almeida disposta a levantar mais esta bandeira.