Perpétua: desmatamento no Brasil é preocupante

A cada ano, 0,2% das áreas verdes são devastadas no Brasil. Isso significa que não podemos ficar assistindo impassíveis a destruição do maior patrimônio biogenético do planeta.


 

A constatação é do estudo da FAO, que coclui que entre 2000 e 2005, o desmatamento no Brasil, foi equivalente a 74% da perda de áreas florestais na América do Sul, ou, 31 mil km² de devastação porano.


O Brasil que busca adotar políticas públicas que garantam sua autonomia sobre os recursos naturais, e específicamente sobre a Amazônia, deve aprofundar o debate e colocar-se como incentivador da preservação.


“É importante esse registro pois a comissão que debate mudanças climáticas tem apresentado importantes projetos a fim de aprovar na câmara dos deputados o FPE Verde, para garantir a preservação de nossas áreas”, disse a deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre ao apresentar o relatório da FAO.


Para a deputada comunista acreana, as florestas tropicais, cuja devastação corresponde a 15% da emissão anual de gases estufa, já podem ser contadas como parte da receita para salvar o planeta da mudança climática.


O Brasil que busca adotar políticas públicas que garantam sua autonomia sobre os recursos naturais, e específicamente sobre a Amazônia, deve aprofundar o debate e colocar-se como incentivador da preservação e da qualidade de vida do planeta.


“Tudo isso deve ser pensado de forma que garanta também a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico do país. No entanto, a questão é urgente, e não podemos só ficar na esfera do debate. Ações imediatas são necessárias antes que percamos a autonomia sobre nossas florestas, ou que elas simplesmente desapareçam, levando consigo milhares de seres humanos com sua cultura característica, que dela sobrevivem”, alertou a deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, que preside a subcomissão permanente sobre estudos climáticos da câmara dos deputados e participa da comissão da Amazônia, presidida pela também comunista Vanessa Grazziotin do PcdoB do Amazonas, que aparece com Perpétua na foto.