Perpétua consegue prorrogação do prazo para registro de espingardas

Gestão da deputada Perpétua Almeida do Pcdob junto ao ministro da justiça obtém sucesso no pedido de prorrogação para o registro de espingardas.

Seringueiros e ribeirinhos que dependem de espingarda para caça de subsistência e para sua proteção contra animais selvagens, terão o prazo de registro das armas prorrogado por no mínimo 6 meses.


A garantia foi dada na tarde desta 4ª feira, pelo ministro da justiça Tarso Genro à deputada Perpétua Almeida PcdoB, autora da chamada “emenda do seringueiro”, que incluiu os trabalhadores rurais e ribeirinhos como beneficiários do Projeto de Lei que restringiu o porte de armas no Brasil.


Uma nova MP, contemplando caçadores ainda não anistiados de todo o país será editada e encaminhada  ao Congresso Nacional pela Casa Civil, em nome da presidência da República para ser votada em caráter de urgência.


Ao justificar a abertura de novo prazo Perpétua Almeida explicou ao ministro que o registro de armas no Acre ocorreu de maneira diferenciada em relação aos demais estados.


“A polícia federal não chegou nas comunidades mais distantes. Nós mobilizamos o estado, as associações rurais e sindicatos, para abranger o maior número de trabalhadores rurais. Infelizmente, o objetivo não foi 100% conquistado”, disse a parlamentar acreana ao ministro da justiça.


Os seringueiros que alimentam suas familias com caça, economizam cerca de R$ 500 em seus orçamentos domésticos.


“Nós insistimos na tese de que o porte de armas para estes cidadãos é um reconhecimento das diferenças refionais e geográficas existentes em nosso país. E, isso é uma questão de dignidade”, disse a deputada Perpétua Almeida.