Ousadia gera filiações em Campinas/SP

A Comissão Política do PCdoB recebeu, na terça (12), um grupo – que reúne médicos, dentistas, enfermeiros, professores e trabalhadores da saúde e em telecomunicações – que veio filiar-se ao partido em Campinas.

João Raimundo Mendonça de Souza (Kiko), presidente do PCdoB/Campinas, saudou a reunião e destacou a trajetória da luta democrática do partido que culminou com a eleição e reeleição de Lula, fatos que reforçam o projeto partidário de mudanças. Fernando Pupo, vice-presidente e secretário municipal de Habitação, falou da emoção que este novo momento representa para o PCdoB. “Novas filiações contribuem para a renovação e a ampliação da democracia interna. Elas representam novas facetas, novos caminhos, em um partido que está em constante renovação, mas que mantém sua firmeza de princípios e de objetivos”, resumiu Pupo.


 


 


Um dos novos filiados é Wander de Oliveira Villalba. Fisioterapeuta e membro do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Wander considera que sua vinda para o PCdoB tem o objetivo de fortalecer sua atuação para melhorar a situação da saúde no município. Antes de filiar-se ao Partido, Wander debateu e informou-se com um camarada mais antigo (Miguel Jorge Nicolau), que o orientou sobre o que é socialismo e como o Partido atua nacionalmente.


 


 


Sobre a questão da saúde, sua área de atuação, Wander acha que a situação está precária. Ele destaca que dentro do CMS debate-se muito sobre a falta de médicos. Mas, lembra que o atendimento em saúde não se resume apenas aos médicos. “Existem vários outros profissionais de saúde que fazem falta nos bairros. Por exemplo, os deficientes. Em Campinas esse grupo é de aproximadamente 180.000 pessoas (15% da população). Para poder lidar com essa situação precisamos de profissionais habilitados – fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros”, afirma. Nos debates do CMS, Wander atua no sentido de diminuir a carência desses profissionais dentro das unidades básicas de saúde de Campinas.


 


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.