MST apresenta proposta para o campo nesta quarta-feira

O projeto do agronegócio, dentro do quadro da globalização capitalista, e o projeto de desenvolvimento para o campo brasileiro da Via Campesina são os temas em debate nesta quarta-feira (13), no terceiro dia do 5º Congresso Nacional do MST (Movimento d

O agronegócio, projeto neoliberal para o campo, será analisado pelo integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, e pela professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFFRJ, Regina Bruno, no período da manhã.
 


Depois das 14 horas, a construção de um conjunto de propostas voltado para a agricultura familiar, com crescimento econômico, distribuição de renda e preservação do meio ambiente será tratada por Plínio de Arruda Sampaio, especialista em questão agrária e um dos formuladores do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) proposto ao governo Lula.



Em seguida, Fátima Ribeiro, integrante da coordenação nacional do MST, vai apresentar os eixos do Programa Agrário do Movimento. O programa apresenta objetivos e propostas concretas para a resolução da questão agrária, com a garantia de boa qualidade de vida e trabalho aos Sem Terra e a superação da brutal desigualdade social no campo. Além disso, propõe o modelo da soberania alimentar, com a produção de alimentos a toda a população, e a preservação da natureza.
 


O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, participa a partir das 18h30 do Congresso. Britto vai integrar uma mesa redonda para discutir a “Criminalização dos Movimentos Sociais”, que contará com a presença de 200 participantes, principalmente estrangeiros.



Fonte: MST