Eliana Gomes: Referendo

Em 2007, Fortaleza está contemplando seus 281 anos de grandes conflitos urbanos, e, ao mesmo tempo, competência em termos de organização popular, o que tem sido muito evidente nesta gestão de tantos instrumentos participativos com poder de decisão. E as l

Por isso, precisamos nos motivar em defesa das nossas lagoas, dos nossos rios, fazendo cumprir o Estatuto da Cidade. E a realização de referendo (para que se discuta aprovação ou não da construção de 15 andares de torre às margens da principal bacia hidrográfica de Fortaleza, dentro da maior extensão verde de nossa cidade) é puro exercício de cidadania.


 


Vamos exigir que os governos estadual e municipal e todos os movimentos defendam a realização desse referendo. Para que se vá ao encontro dessa defesa, só basta que tenhamos racionalidade ambiental e moral solidária. As leis ambientais precisam ser revistas e o referendo, instrumento de democracia direta, é um bom passo inicial para isso. Caminhemos ao referendo, então, em defesa do debate popular. Uma cidade de todos precisa ser idealizada, discutida e concebida por todos.


 


Eliana Gomes é Assessora Comunitária da Habitafor