Cultura popular leva mais de dez mil pessoas as ruas em Belém

Aconteceu no último domingo (10) na Avenida Presidente Vargas em Belém do Pará, um grande cortejo cultural. Com um publico embalado pelo som dos tambores do Grupo Arraial do Pavulagem, cerca de dez mil pessoas participaram do arrastão.

A atividade se iniciou na Praça Princesa Isabel saindo de barco do terminal hidroviário levando o boi e o mastro de São João até a Praça Pedro Teixeira onde o cortejo prosseguiu sobre terra.



O Grupo folclórico Arraial do Pavulagem, tem uma tradição de mobilizar multidões em nome da valorização da cultura popular e já se constitui como um dos grupos de maior referência na área da cultural da região amazônica.



Segundo os integrantes do grupo, a união e a solidariedade foram os principais destaques do Arrastão este ano. É importante destacar também  o lado do processo de construção, que é feito todo de forma coletiva.


 


O Arrastão percorreu a Avenida Presidente Vargas até a Praça da República. Ao som de toadas, carimbó e quadrilha, as mais diferentes pessoas se envolviam e acompanhavam o boi.  Quem participou ficou contagiado com ensejo cultural e a riqueza da cultura paraense.



De acordo com Ronaldo Silva, um dos criadores do grupo, o  momento mais marcante do Arraial é ver o poder que o boizinho tem de reunir pessoas, depois descobrir que as cenas tradicional e contemporânea podem estar juntas para devolver alegria à cidade, sem falar na guinada pedagógica, porque reunimos aqui a música, os instrumentos e danças da floresta



O Arrastão também dá inicio ao processo dos festejos  da quadra junina no Pará, vários santos são lembrados como São João, Santo Antonio e São Pedro. Tudo isso enriquece o imaginário cultural e religioso do povo paraense e amazônico.


 


De Belém,
Moisés Alves