Chávez: CNN manipula informações sobre a Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo (10) que o canal de notícias americano CNN manipula as informações que transmite sobre a Venezuela. A denúncia foi feira em seu programa dominical de rádio e TV – o Alô, Presidente.

“No mundo, há uma tirania midiática. Quase tudo o que diz a CNN da Venezuela é manipulado, está alterado. Os meios de comunicação dos Estados Unidos manipulam o povo dos Estados Unidos”, disse Chávez, que recebeu em seu programa quatro estudantes de Nova Jersey.


 


O presidente se referiu à recente assembléia geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Panamá, para responder à secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que disse que os meios de comunicação dos Estados Unidos são os principais críticos do governo.


 


“O que a secretária de Estado disse no Panamá é falso. Ela disse que o povo dos Estados Unidos assiste todos os dias à CNN, ABC. Porém, como assiste? O que vê? Manipulação”, acrescentou. “Algum dia, mais cedo do que tarde, o povo dos Estados Unidos vai tirar de sua alma a força para se livrar da tirania que os vitimiza – com o esforço de vocês, com o intelecto, para o bem de vocês, do povo dos Estados Unidos e do mundo.”


 



Com extrema arrogância, Condoleezza travou um duelo verbal na assembléia da OEA com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, quando pediu ao secretário-geral, José Miguel Insulza, que enviasse uma missão a esse país para constatar o estado da liberdade de expressão.


 


Exemplos da mentira


 


Há duas semanas, o ministro das Comunicações da Venezuela, Willian Lara, denunciou a CNN à justiça do país. A denúncia tem como base dois casos: o primeiro um vídeo no qual se narram as manifestações de repúdio à não-renovação da concessão da emissora de televisão privada RCTV, mas apoiado por imagens feitas no México, durante protestos contra a morte de um jornalista deste país.


 


A outra acusação se refere a uma imagem na qual se vê Chávez de um lado da tela e um líder da rede terrorista Al-Qaeda no outro. As redes CNN em Espanhol e CNN Internacional divulgaram uma nota na qual negam categoricamente estar realizando uma campanha para desacreditar ou atacar a Venezuela.


 


No mesmo programa, Chávez saudou um debate de universitários transmitido pelo canal privado Globovisión, mas voltou a insistir que os estudantes que protestam na Venezuela são “manipulados”. Para o presidente venezuelano, parte dos estudantes defende “os interesses da oligarquia e portanto do império”. “Alguns são conscientes, outros são levados, manipulados.”


 


Críticas ao império


 


O programa deste domingo também esclareceu a exata posição da Venezuela sobre os americanos e o Estados Unidos. “Querem fazer crer que sou inimigo do povo americano, mas isso não é verdade”, afirmou Chávez. “Somos amigos desse povo – mas inimigos do império que quer impor sua vontade ao mundo mediante a chantagem e as bombas.”


 


O presidente ressaltou a coincidência de haver estudantes americanos e diplomatas e técnicos iranianos no país. Para ele, isso demonstra que o problema não é entre povos mas na política hegemônica e imperialista de Washington. Chávez também recebeu uma delegação mexicana e aproveitou para lembrar e louvar líderes históricos do país, como Pancho Villa e Emiliano Zapata.