Ônibus caro leva 3 mil estudantes às ruas em Floripa

Pelo quarto dia consecutivo, estudantes e sociedade civil se unem em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus na capital catarinense. Nesta quinta-feira (31), cerca de 3 mil pessoas ocuparam a Avenida Paulo Fontes, em frente ao Terminal de Integraç

Lideranças de movimentos sociais e de juventude foram ameaçadas de prisão pela PM e pelo Ministério Público. A União Catarinense dos Estudantes (UCE) posicionou-se de forma firme e decidida em defesa da democracia e contra o autoritarismo e a repressão policial.



O líder do Movimento Passe Livre, Marcelo Pomar, é uma das principais vítimas da perseguição política. Na manhã desta quarta-feira, o Ministério Público ofereceu de forma injusta – que aparenta ação política – denúncia contra ele por incitação ao crime, devido a uma manifestação dos movimentos sociais no ano de 2006, atacada por uma milícia de desconhecidos no centro da cidade.



Mais protestos



Apesar das tentativas de intimidação, as manifestações devem prosseguir e a tendência é que os protestos contra o aumento das tarifas de ônibus e pelo “Fora Dário”, referência ao prefeito de Florianópolis, ganhem força na cidade. Os movimentos sociais identificam no Prefeito um dos principais responsáveis pelos principais problemas da Ilha de Santa Catarina.



Está programada nova manifestação para terça-feira (5), convocada pelo Fórum em defesa da cidade, que passou a reunir os movimentos sociais após a revelação da Polícia Federal do escândalo da Moeda Verde que, entre outros, atinge o Prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PSDB).