Estudantes resolvem manter ocupação na USP

Estudantes da USP realizaram assembléia nesta sexta-feira (01/06) e decidiram pela manutenção da ocupação da reitoria por tempo indeterminado. Também houve assembléias de professores que decidiram pela manutenção da greve.

A assembléia ocorreu por volta das 20h30 e teve a presença de pelo menos mil alunos. Segundo uma aluna que participou da assembléia, eles votaram duas propostas para a ocupação: continuar ocupando a reitoria por tempo indeterminado ou terminar a ocupação até terça-feira (5), como forma de pressionar o governo a fechar negociação na segunda-feira (4). Venceu a primeira opção.


 


Nesta sexta-feira, os professores também organizaram uma assembléia, no auditório do departamento de Geografia da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), na qual decidiram manter a greve, além de discutir os decretos que desagradaram professores e estudantes das universidades públicas de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp).


 


O governo José Serra (PSDB) baixou novos decretos na última quinta-feira (31/05), tentando dar nova forma à redação sobre a autonomia universitária e as funções da Secretaria de Ensino Superior. Os decretos ainda são analisados pelos movimentos e meio acadêmico, que identifica com reservas as iniciativas do governo.


 


A UNE deve realizar protestos com a ocupação de reitorias das universidades federais em todo Brasil, na próxima quarta-feira (06/06) para pressionar o governo federal sobre a pauta de reivindicações para a melhoria do ensino público superior e melhores condições para estudantes de baixa renda.


 


A UEE/SP realiza seu congresso estadual neste final de semana e deve tirar o apoio aos estudantes acampados na USP. Deve haver uma caravana de estudantes do congresso à reitoria em São Paulo.