Uruguai: Central sindical lidera paralisação geral

Os grêmios nucleados na central trabalhadora uruguaia PIT-CNT realizaram nesta terça-feira (29) uma paralisação geral de meia jornada para reivindicar aumentos salariais e um maior orçamento para a educação e a saúde.

A paralisação foi realizada entre 9 e 13 horas e terminou com uma mobilização em Montevidéu até a central Praça Cagancha, que partira desde a Universidade da República.



Rodrigo Arocena, reitor da Universidade falou no início da concentração. Enquanto que a dirigente da Federação Uruguaia de Magistério, Teresita Capurro, o fez durante o trajeto da mobilização, em frente ao Ministério de Economia.



Finalmente, na Praça Cagancha foi lido um documento para pedir aumentos salariais, pela defesa das negociações coletivas e por um aumento nos orçamentos para educação e saúde.



Por sua parte, os sindicatos do ensino público e privado estenderão a paralisação para 24 horas, o que afetará as atividades na educação primária, secundária, técnica e universitária.



Os docentes pedem que o governo cumpra com o compromisso de destinar 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.



Fonte: Agência Adital