Cuba solicita apoio da ONU contra soltura de Posada Carriles

O governo de Cuba solicitou à Assembléia Geral e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas circular, como documento oficial entre seus membros, uma Declaração de protesto pela libertação nos Estados Unidos do terrorista internacional Luis Posada Carriles

Em carta a Ban Ki Moon, secretário-geral da ONU, o embaixador Rodrigo Malmierca afirma que “uma instância  do sistema judicial dos EUA desestimou em 8 de maio todas as acusações contra esse terrorista e o libertou”.



Cuba responsabiliza o governo dos Estados Unidos por essa decisão, que constitui mais uma prova da dupla moral aplicada na sua autoproclamada “guerra contra o terrorismo”, expressa a carta.



Acrescenta que a decisão de não atestar este indivíduo como terrorista, além de violar sua própria legislação, constitui um desacato aos compromissos assumidos em virtude dos convênios e tratados internacionais.



Insulto aos cubanos
Malmierca reitera que a decisão de libertar Posada Carriles viola resoluções pertinentes da Assembléia Geral e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.



O embaixador cubano condenou energicamente esta nova manobra que qualifica de insulto ao povo cubano, e às vítimas e familiares do ato terrorista contra um avião civil da Cubana de Aviação, que matou 73 pessoas inocentes.



Segundo o diplomata cubano, a circulação do documento  está em conformidade com os temas 66, 60 e 100 do atual período de sessões. Esses temas tratam sobre o Direito dos povos à livre determinação, o Estado de direito nos planos nacional e internacional e as Medidas para eliminar o terrorismo internacional.