Ana Júlia Carepa anuncia recursos para a Região Metropolitana

 


Ao encerrar as plenárias públicas da primeira fase do Planejamento Territorial Participativo (PTP), a governadora Ana Júlia Carepa anunciou aos prefeitos presentes que seu governo conseguiu, junto à União, R$ 14 milhões para serem aplica

Os recursos serão aplicados apenas nas regiões metropolitanas e beneficiarão 12 cidades do Brasil, sendo que Belém é a única da região Norte. Ana Júlia Carepa conclamou os prefeitos a se organizarem em consórcio intermunicipal, como é exigido, para que os recursos cheguem logo. Uma primeira reunião foi realizada para a construção desse consórcio.


 


Ela aproveitou para lembrar aos gestores municipais a necessidade de convocar até o final de julho a conferência das cidades, que discutirá problemas como saneamento e habitação de seus municípios.


 


Ana Júlia Carepa comunicou ainda a implantação do projeto piloto Escola de Portas Abertas, da Secretaria da Educação, que será lançada nesta segunda (21), no Hotel Pará-Amazônia, em Belém. O programa permitirá às escolas abrirem suas portas aos sábados e domingos para receber cursos, ações de saúde, cultura e lazer, que serão construídos com todas as secretarias de Estado. Na fase inicial, 100 escolas de vários municípios receberão atividades de interesse de suas comunidades.


 


A plenária do PTP de Belém, ocorrida no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia reuniu cerca de cinco mil pessoas, além de lideranças sociais, políticas, deputados estaduais, federais, secretários de Estado, vereadores e prefeitos dos municípios da região de Integração Metropolitana de Belém, formada por Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará, além da Capital. Duciomar Costa (PTB), prefeito de Belém, foi o anfitrião do evento. Outra entidade parceira do evento foi o Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, representado por seu coordenador, Lutfala Bitar.


 


A governadora reiterou que quando o governo constrói as bases do desenvolvimento junto com o povo, como seu governo vem fazendo, toda a sociedade é beneficiada. Ela convocou o setor produtivo a atuar conjuntamente para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) a um dos mais elevados do Brasil. O Pará é hoje a 13ª economia do país com um PIB de aproximadamente R$ 40 bilhões.



Da Redação
Agência Pará