Carter: governo Bush é o ''pior'' em relações internacionais

O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter (1977-1981), assegurou neste sábado (19) que o atual Governo do país é ''o pior da história'' em matéria de relações internacionais, e criticou a política de guerras preventivas da Casa Branca.

''Acho que, quanto ao impacto negativo da nação ao redor do mundo, esta Administração foi a pior da história'', assegurou Carter, em artigo que publica na edição de hoje o jornal ''Arkansas Democrat-Gazette''.


 


''A mudança total frente aos valores básicos defendidos por outros Governos, incluídos os de George Bush, Ronald Reagan, Richard Nixon e outros é o que me deixa mais inquieto'', disse Carter.


 


O ex-líder americano também criticou as políticas ambientais do presidente George W. Bush, assim como o financiamento de programas religiosos.


 


Além disso, lamentou a filosofia das guerras preventivas que agora dominam a política americana.


 


''Abraçamos o conceito de guerras preventivas, nas quais se empreende um conflito militar com outra nação mesmo que nossa segurança não esteja diretamente ameaçada'', afirmou Carter, acrescentando que essa filosofia representa uma mudança radical frente a outras administrações.


 


O ex-presidente se mostrou preocupado com a tendência atual da Casa Branca de canalizar fundos para grupos religiosos.


 


''Sempre acreditei na separação entre Igreja e Estado, e honrei essa premissa quando fui presidente, da mesma forma que os outros governantes, com exceção deste'', disse.


 


Carter também denunciou hoje o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, em uma entrevista à rádio da ''BBC'' na qual descreveu o apoio de Blair às políticas de Bush como ''abominável, leal, cego e aparentemente servil''.


 


''Acho que o firme respaldo da Grã-Bretanha às erradas políticas do presidente Bush no Iraque foi uma enorme tragédia para o mundo'', concluiu.


 


Fonte: EFE