Advogados nigerianos boicotam tribunais para protestar contra eleições

Advogados nigerianos boicotaram sexta-feira (18) os tribunais de todo o país para protestar contra o desenrolar das eleições gerais do mês passado descritas pelos observadores locais e internacionais como fraudulentas.

A Ordem dos Advogados da Nigéria (NBA) ordenou uma greve de um dia para denunciar as eleições, consideradas pela oposição como amplamente falsificadas pelo Partido Democrático Popular (PDP, no poder). Mais de 200 pessoas morreram em atos de violência relacionados ao escrutínio.


 


Uma coligação de partidos da oposição, das organizações da sociedade e das centrais sindicais anunciou também um protesto de 28 a 29 de Maio corrente com o mesmo objectivo.


 


“No primeiro dia, todos os Nigerianos devem ficar nas suas casas, ao passo que a 29 de Maio de 2007, durante as “cerimónias oficiais de empossamento”, os Nigerianos devem nas suas comunidades e localidades organizar os seus próprios comícios democráticos para protestar contra as eleições falsificadas”, disse a Coligação da Sociedade Civil e das Centrais Sindicais (LASCO), num comunicado.


 


O Presidente eleito Umaru Musa Yar`Adua do PDP, declarado vencedor das polémicas eleições presidenciais de 21 de Abril último, deve ser empossado a 29 de Maio corrente, para suceder ao cessante Olusegun Obasanjo.


 


Porém, dois candidatos presidenciais da oposição prometeram cada um contestar judicialmente a vitória de Yar`ardua.


 


Fonte: Angola Press