Pela 1ª vez em 25 anos, população cubana decresce

Pela primeira vez nos últimos 25 anos, a população de Cuba decresceu. Em 2006, havia no país aproximadamente 4.300 habitantes em relação ao ano anterior. Isso foi expresso pelo diretor do Centro de Estudos da População e Desenvolvimento do Escritório Naci

Segundo explicou o especialista, o número de nascimentos também diminuiu de maneira significativa, pois em 2005 foram registrados 120.716 partos, e no fim de 2006 a cifra desceu a 111.084.



Em nosso país, precisou Alfonso, existe uma tendência ao envelhecimento acelerado da população (aumento no índice de pessoas de 60 anos e mais em relação às demais faixas etárias), cuja causa principal é a diminuição da taxa de fertilidade.



Desde meados dos anos 70 do século passado, esse índice foi abaixo do nível de reposição populacional. Fatores como mudanças favoráveis para a mulher cubana dentro da sociedade, e outras associadas às limitações econômicas, também inicidem nesta tendência.



Segundo a doutora María del Carmen Franco, pesquisadora do próprio Centro de Estudos da População e Desenvolvimento do Escritório Nacional de Estatísticas, atualmente em Cuba a média de membros de uma família é de três pessoas.