Inácio discute com ministro potencial de energia eólica

O Senador Inácio Arruda participou de reunião nesta quinta-feira (17), em Brasília, com o Ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau. A pauta da conversa foi a contribuição do Ministério para a expansão do uso da energia eólica – produzida pelo vento. Ta

 


Durante o encontro, o Diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica, Adão Linhares, apresentou dados mais atualizados referentes ao potencial eólico e um painel a respeito do uso dessa fonte de energia em outros países do mundo. A apresentação destacou que a energia eólica pode atuar de forma muito eficiente complementando o potencial de energia hidrelétrica, principalmente em períodos de estiagem.


 


O Ministro Silas Rondeau admitiu realizar leilão específico para energia eólica, uma forma de atrair os investidores da área e de adequar o preço a ser ofertado, aumentando sua competitividade frente a outras formas de obtenção de energia.


 


O Senador Inácio frisou que a região Nordeste pode dar uma grande contribuição na questão energética e da energia eólica, porque possui o maior potencial, “mas é preciso que o Ministério ajude o Nordeste para que o Nordeste ajude o Brasil”, ressaltou. O Senador considerou muito importante a sinalização do Ministério das Minas e Energia no sentido de atrair indústrias que produzam os equipamentos necessários para a expansão do setor. Membro no Congresso da Comissão Mista que analisa as Mudanças Climáticas, Inácio lembrou que os demais parlamentares que compõem a comissão devem realizar uma audiência pública no estado do Ceará, ocasião em que visitarão uma usina de energia eólica.


 


 


Comissão vai ao Ceará conhecer usina de energia eólica


 


 


A Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, criada para acompanhar, monitorar e fiscalizar ações destinadas a combater os efeitos do aquecimento global sobre o Brasil, discutiu esta semana assuntos administrativos e definiu um cronograma de trabalho. A comissão, que analisa propostas legislativas em andamento na Câmara e no Senado relativas a questões climáticas, reuniu os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Delcídio Amaral (PT-MS), Renato Casagrade (PSB-ES) e os deputados Rebbeca Garcia (PP/AM) e Eduardo Gomes (PSDB-TO).


 



O grupo de parlamentares aprovou a discussão do Código Florestal brasileiro e a realização de audiências públicas em vários pontos do País. Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará estão incluídos na relação de visitas que a comissão deve realizar. O Senador Inácio Arruda ressaltou a necessidade de uma visita dos parlamentares que compõem a comissão à região do Cariri, onde há um processo de desertificação que merece a devida atenção das autoridades. Ele citou a convenção da ONU sobre o tema da desertificação, a qual o Brasil é candidato a sediar. Ainda no Ceará, os parlamentares devem conhecer de perto uma usina de geração de energia eólica.



Já em São Paulo, se encontram, por sugestão do Senador Inácio, com o geógrafo e professor da USP Aziz Ab´Saber, que há décadas se dedica a investigar fenômenos relacionados com a ecologia urbana e a proteção da biodiversidade, para discorrer sobre o impacto da nova realidade climática nos biomas brasileiros.


 



No Mato Grosso do Sul, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas vai discutir a biodiversidade do Pantanal com instituições e empresas que trabalham em prol do meio ambiente. Outras audiências públicas previstas envolvem os setores agropecuário, elétrico, de petróleo e gás, de transportes e o de saneamento com abordagem sobre a política nacional de resíduos tóxicos.


 


 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Inácio Arruda