Fidel recuperou 18 kg e faz exercício, diz ministro cubano

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Perez Roque, informou em entrevistas a jornalistas latino-americanos que Fidel Castro recuperou o seu peso normal e faz regularmente exercício físico. Fidel se recupera ''com grande disciplina'' e os prob

''O perigo passou definitivamente e Fidel recuperou quase todo o peso que tinha perdido: mais de 40 libras, ou seja cerca de 18 quilogramas», precisou Roque ao diário Reforma, do México. Já para a edição eletrônica do jornal La Tercera, do Chile, o chanceler afirmou que não são os problemas de saúde que têm levado o presidente cubano a não aparecer em público.



Para Pérez Roque, ''é justamente o contrário''. O ministro explicou: ''A prioridade é que ele se recupere plenamente. Já se recupera com grande disciplina e todos os dias se exercita fisicamente'', afirmou. ''Fidel já recuperou quase todo o peso que perdeu, 18 quilos'', informou ainda.



Revolução jamais derrotada



Fidel Castro, aos 80 anos, convalesce há quase nove meses de uma operação aos intestinos. O ministro não adiantou uma estimativa para a reaparição do líder revolucionário. ''Não vou especular se ele fica meses ou semanas antes de reaparecer em público, a prioridade é que ele se restabeleça plenamente'', disse Perez Roque.
Fidel Castro, cujo irmão Raul assume interinamente a chefia do Estado, foi visto em público pela última vez a 26 de Julho de 2006, um dia antes da sua operação. Desde então só foi visto em foto e em seis vídeos, o último dos quais foi passado a 30 de Janeiro.



Sobre os efeitos da ausência de Fidel para a Revolução Cubana, Pérez Roque disse que ''esta jamais poderá ser derrotada, desde que não cometa erros estratégicos e não se afaste dos princípios''. Ponderou, contudo, que ''se cometêssemos erros de estratégia e de princípios, poderíamos por a perder uma revolução que os Estados Unidos não puderam derrotar''.



Da redação, com agências