Um milhão de paquistaneses protestam nas ruas de Karachi

Um milhão de paquistaneses saíram as ruas de Karachi, capital do país, nesta segunda-feira (14) para protestar contra o governo e participar de uma greve geral. A paralisação, convocada para hoje pela oposição paquistanesa, é a greve com o maior índice de

Durante o fim de semana, morreram 41 pessoas e mais de 150 ficaram feridas em confrontos entre partidários e opositores do governo. As autoridades da ditadura militar e simpatizantes do governo impediram o presidente do Supremo Tribunal, que Musharraf quer destituir, de sair do aeroporto para participar num ato público da oposição.



Em seguida aos protestos de domingo, o governo proibiu as manifestações em Karachi e decretou um dia de feriado na província de Sindh. A oposição à ditadura militar convocou uma greve, que está a ser a mais amplamente participada desde que Musharraf chegou à presidência.



O protesto levou ao fechamento das lojas e dos mercados nas maiores cidades, como Karachi, Lahore, Peshawar, Rawalpindi e Quetta. Em Lahore e outras cidades milhares de pessoas foram às ruas.



A cidade de Karachi, onde o governo proibiu as manifestações, está completamente paralisada, com as lojas fechadas e os transportes públicos paralisados. Cerca de um milhão de pessoas saiu às ruas para protestar contra Musharraf.