Bloco de Esquerda se une para 2010

O grupo de deputados formado por PDT, PSB, PC do B, PHS, PMN, PAN e PRB pretende marcar território no governo através de um contraponto à influência de rivais como PTB, PP e PMDB, que também integram a base aliada.

Ao mesmo tempo, o bloco de esquerda, que conta com 78 deputados, avisou que terá candidato às eleições presidenciais de 2010, independente da posição do PT. O deputado e ex-ministro Ciro Gomes, do PSB, disputará o cargo. 'Trata-se de nosso melhor nome e tem grande expressão nacional. Ele se mostra muito animado para a disputa', afirmou o deputado Márcio França, também do PSB.


 



O número de parlamentares que reúne o bloco o coloca como terceira força no Congresso, logo após as bancadas do PT, que possui 82 deputados, e do PMDB, que tem 93 parlamentares. A definição do nome do ex-ministro, campeão nacional de votos para o Legislativo, deverá trazer problemas à base governista, já que o próprio presidente Lula não poderá concorrer a um terceiro mandato e ainda busca um nome com viabilidade eleitoral no PT para sucedê-lo no Palácio do Planalto.


 


De acordo com França, o grupo disputará as eleições municipais nas cem principais cidades do país. 'Temos nomes competitivos nas 27 capitais. O bloco de esquerda nasceu para ficar. Não foi somente uma criação com vida curta', afirmou o deputado. O bloco espera ainda conquistar ao menos 25% das prefeituras das capitais estaduais.


 


CPOVO NET