Carrion convida Ministro das Cidades para Conferência da Unale

O deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) convidou o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, para ser conferencista da mesa Reforma Urbana e Questão Habitacional, que realiza-se durante a 11ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais)

Devem participar ainda dos debates o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), relator do Estatuto das Cidades, e representantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados. Carrion é presidente da Comissão Especial de Habitação Popular e Regularização Fundiária da Assembléia Legislativa do RS.



 
O parlamentar está em Brasília participando da 12ª Reunião do Conselho das Cidades e dos Comitês Técnicos. Carrion é representante da Unale no Comitê Técnico da Habitação e único parlamentar gaúcho no evento.



 
O parlamentar teve audiência, nesta quarta-feira, com o Ministro das Cidades, o Secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano do RS, Marco Alba, e o prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira. Participaram também do encontro vereadores e lideranças comunitárias. O tema da audiência foi a regularização fundiária da ocupação Nova Santa Marta, localizada em Santa Maria, considerada um dos maiores conglomerados urbanos irregulares do País, com 4 mil famílias.



 
Durante o encontro, foi oficializado o pedido para que a ocupação Nova Santa Marta seja incluída no projeto de regularização do Ministério das Cidades. Carrion solicitou ao Ministro que sejam destinados cerca de R$ 40 milhões ao loteamento.
 



De acordo com o deputado, o Ministro Márcio Fortes mostrou-se preocupado com a situação das famílias moradoras do Nova Santa Marta. Fortes solicitou o envio urgente – até o final de maio – de projetos complementares para a solução do problema. O Ministro afirmou que o comitê gestor do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) vai se reunir com a governadora do RS, Yeda Crusius, para definir os programas prioritários no Estado.



 
Conselho das Cidades



Durante o Conselho das Cidades, nesta quarta-feira, Raul Carrion discutiu com os mais de cem conselheiros reunidos em Brasília as repercussões do PAC nos Estados e municípios e como serão distribuídas as verbas do plano no País. Carrion acompanhou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Habitação na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.



 
Dentro das atividades também ocorreram o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Urbana e a posse da nova diretoria do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Municipais de Habitação e dirigentes de Cohabs. Os participantes do Conselho dedicaram esta quinta-feira para debater o Plano Plurianual e a realização da 3ª Conferência Nacional das Cidades. 


 


De Porto Alegre
Isabela Soares