A arte que vem do interior

Deputada Perpétua Almeida PcdoB,se encanta com a força e a qualidade da arte dos jovens do interior do Estado, e é homenageada na câmara de vereadores de Feijó.


 

JUSANF, uma abreviatura de Juventude Sangue Novo de Feijó,  é como se auto-intitulam os jovens de Feijó, ligados a arte, esporte e política.
Isolados durante a maior parte do ano, porque não há acesso pela estrada, apesar da distância entre Feijó e Rio Branco não ultrapassar os 450 km, eles criaram métodos próprios de driblar o isolamento, encontrando na arte o motivo de sobreviver a todos os problemas de viver numa cidade sem emprego, e sem muitas perspectivas de crescimento econômico.


 


Apesar das duas administrações de Francimar Fernandes PT, que transformaram a cidade num local limpo e aprazível, as dificuldades econômicas que fogem a alçada municipal, deixam o município como que em suspenso, a espera de uma sacudida que mexa com sua economia e consequentemente aumente a qualidade de vida de seus moradores.
O 3º município do Acre em número de habitantes, o 2º do estado em área territorial e um dos maiores do país em tamanho, é também um dos mais antigos do Acre. Foi fundado em  3 de maio de 1906 e ganhou autonomia em 12 de dezembro de 1938.
No entanto, apesar de sua história e importância política, só tem comunicação por terra com Tarauacá há cerca de 60 km de distância.


 


Seus habitantes, para se deslocarem para a capital, precisam gastar um mínimo de R$ 700, ida e volta, em táxis aéreos, porque apesar da liberação da pista de pouso, ainda não há linha aérea comercial para o município.
Mas, é nesta cidade isolada e marcada pela falta de ocupação que a juventude se organizou de tal forma que possui atualmente 10 grupos diferentes, que vão da capoeira ao teatro, passando pelo hip hop.
O que mostra que Feijó é muito mais que o Festival do Açaí e o Carnaval, apesar desses dois eventos reunirem gente de todo o Acre e até de estados vizinhos.


 


 ARTE DE QUALIDADE


 


Informada desta efervescência cultural, a deputada Perpétua Almeida do PcdoB, fez questão de visitar o município e se encontrar com a juventude.
“ Para minha surpresa, o que seria uma simples reunião com lideranças jovens, se transformou numa festa, com apresentação de vários grupos que me encantaram pela qualidade”, disse a deputada.
O grupo de capoeira Senzala, que faz um trabalho de integração de jovens ex- viciados e ex- infratores, mostrou a qualidade do trabalho que reúne mais de 30 jovens com idades que vão de 5 a 30 anos. Um trabalho tão bom que os qualificou para a participação no campeonato nacional.


 


A força da juventude só é vista quando comete alguma infração. Para montar o grupo, precisamos apelar para o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente” disse  mestre Pedro, o líder do grupo.
O grupo de teatro Ellus, deu um show de atuação, com uma peça que mostra os riscos dos encontros marcados pela internet. Com produção, texto, figurino, direção e atuação de jovens feiijoenses.
O destaque do grupo, vai para 4 atores, que poderiam estar se apresentando em qualquer palco deste país.


 


A maioria dos integrantes do grupo Ellus, são jovens que  após concluírem o segundo grau, não tinham o que fazer. Canalizaram então sua força e criatividade para o teatro.
O grupo de hip hop, que existe há 3 anos, mantém a tradição da crítica contundente, mas abriu uma exceção para elogiar o interesse da deputada Perpétua Almeida, apesar de insistirem na necessidade de um Centro da Juventude para Feijó, no que foram referendados por todos os outros grupos, inclusive o grupo de jovens que representava as igrejas evangélicas.


 


Um Centro da Juventude, vai ajudar a diminuir o índice de violência e o consumo de drogas, afirmou o presidente da JUSANF.
A deputada Perpétua Almeida que  já colocou emendas para a construção de Centros da Juventude para Cruzeiro do Sul  e Mâncio Lima, lamentou o fato de ter destinado uma emenda de R$ 200mil para a construção do Centro da Juventude de Tarauacá, que há 6 meses está na conta da prefeitura, sem que a administração Tarauacaense tenha se mexido para construí-lo.
Se soubesse da necessidade de Feijó e do trabalho que já realizam aqui, certamente esta emenda não teria ido para Tarauacá, onde não está sendo aproveitada”, falou a deputada.



Homenageada pelos jovens que lotaram a câmara de vereadores de Feijó, a deputada Perpétua Almeida se comprometeu a destinar uma emenda para a construção do Centro da Juventude do município..
Aplaudida de pé  por cerca de 300 jovens, a deputada  explicou: “ Não estou fazendo nada além da minha obrigação de vir aqui, ouvir as reivindicações e tentar resolver. Para isso fui eleita, e é para isso que servem os políticos”



ESPORTES


 


Na questão de esportes, a deputada Perpétua Almeida pediu que os grupos de desportistas, elaborem projetos junto com o secretário municipal de esportes, e enviem para o gabinete dela. O compromisso da deputada é fazer chegar esses projetos às mãos do ministro dos esportes, para ajudar como puder.
Posso até não conseguir alguma coisa, mas nunca pela falta de esforço, garantiu Perpétua. Feijó dispõe de 2 grupos de capoeira, vários times de futebol de salão, 2 de futebol de campo. Pelo menos 5 times de voleibol.


 


O prefeito Francimar Fernandes tem a preocupação de construir quadras de esportes em cada conjunto habitacional que a prefeitura cria. Já no planejamento, ele exige áreas específicas para esporte e lazer. Mas, os desportistas, não possuem redes nem bolas, para praticar as atividades. O que leva os jovens a reclamarem da decadência do esporte no município.
Investindo em esporte e cultura, automáticamente estamos investindo em lazer. E, esse pessoal aqui é tão bom, que acho que seria muito interessante levá-los para se apresentarem em Rio Branco, para que todos conheçam a qualidade do trabalho deles, assim como eu pude ver” disse a deputada Perpétua Almeida ao sair da reunião.