Equador: Rafael Correa compra briga com bancos do país

O presidente do Equador, Rafael Correa, tem aproveitado a fase de grande popularidade da qual goza no país para enfrentar algumas brigas importantes. Após a vitória na instalação da assembléia constituinte, agora ele está batendo de frente com o sistema b

Correa chegou a dar um ultimato aos grandes banqueiros do país: caso continuem em vigor as altas taxas e tarifas cobradas da população, as instituições poderiam começar a sofrer ações judiciais sérias. “Caso isso não ocorra, eu pessoalmente irei apresentar denúncias penais aos órgãos competentes”, disse.



O presidente lembrou que não conta com o respaldo do superintendente de Bancos do país, Alfredo Vergara, a quem qualificou como “incompetente e vendido à partidocracia”, além dos banqueiros. Para o presidente, Vergara “se pactuou com o diabo” para ser colocado neste posto, e agora é incapaz de tomar algum tipo de decisão favorável à população.



Correa disse que praticamente não há controle sobre o valor das tarifas cobradas pelos bancos, apesar de haver uma lei que estabelece um limite de 14% para alguns serviços.



O presidente disse que não espera encontrar facilidades para alterar o atual quadro no Equador, mas defendeu que algum membro do governo, de sua confiança, faça parte da Junta Bancária, órgão que responde aos interesses do povo equatoriano junto aos bancos.



Fonte: Agência Prensa Latina