Venezuela vai sair do FMI e Banco Mundial

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a retirada de seu país do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird). Em declaração veiculada na segunda-feira (30/4) pela televisão, Chávez adiantou que o país poderá tomar a mesma me

“Não nos faz falta recorrer a Washington, nem ao Fundo Monetário Internacional nem ao Banco Mundial, nem nada. Inclusive, Rodrigo [Cabezas, ministro das Finanças], eu quero formalizar a saída da Venezuela do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e de tudo isso”, disse o presidente venezuelano, ao destacar que desejava formalizar a medida ontem mesmo.



Chávez defendeu que o dinheiro que a Venezuela tem no FMI deve retornar aos cofres do país. “Nós temos ali [no FMI] um depósito, não sei a quanto chega”, afirmou, acrescentando que o montante deve voltar ao seu país “antes que roubem, porque são capaz de nos espoliar (…) porque estão em crise, o FMI não tem dinheiro nem para pagar os salários”.



Em relação à possível saída da Venezuela da OEA, o presidente informou que a medida será adotada caso o organismo internacional condene o país pela decisão do governo de não renovar a licença de transmissão da emissora privada Rádio Caracas Televisão (RCTV). A licença expira em 26 de maio.



Chávez  e outros representantes do governo venezuelano têm dito que após essa data a freqüência que a RCTV utiliza há mais de meio século passará a ser operada por órgãos de imprensa e organizações sociais.



A RCTV apoiou o golpe contra o governo bolivariano em 2002, infringindo vários artigos da lei de concessão de direitos de transmissão de rádio e TV do país.