Policial federal prende equipe de jornalismo da TV Record

Uma equipe da TV Record foi presa por um agente da Polícia Federal sob a acusação de desacato à autoridade na terça-feira (24/04), em Belém. A repórter Célia Pinho, o cinegrafista Edílson Matos e o motorista Marcelo Silva estavam em frente a um colégio as

“Em 20 anos de profissão, é a primeira vez que isso acontece comigo. É uma humilhação qualquer profissional sofrer uma arbitrariedade como essa”, afirma Célia. A repórter conta que estava no local colhendo depoimentos sobre a insegurança no bairro quando o policial – que tem um filho matriculado no colégio – algemou e prensou o cinegrafista contra a parede, e danificou a câmera tentando pegar a fita.


 


“Naquele momento, ele não tinha nenhuma autoridade. Não houve nenhum tipo de desacato, e ele só foi se identificar como policial quando já estávamos na delegacia”, relata Célia.  Alessandro foi o policial que atirou no bandido.


 


Os profissionais foram levados à delegacia, onde ficaram incomunicáveis. Segundo a Record, uma outra equipe foi impedida de filmar no local. Célia, Edílson e Marcelo foram liberados depois de seis horas. Eles fizeram exame de corpo de delito e registraram um boletim de ocorrência.


 


O Sindicato dos Jornalistas do Pará e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram a ação do policial. A Divisão de Comunicação Social da PF em Belém informou que enviará nota sobre o caso.