PCdoB no Maranhão ousa construir projeto audacioso

Tem início hoje, sábado (28), às 09:00h, e segue até domingo (29), no auditório do ICEP, Monte Castelo, em são Luís, a reunião ordinária do Comitê estadual do PCdoB no Maranhão. A reunião compõe o calendário de atividades que o partido

Entre os assuntos da reunião está a análise do audacioso projeto nacional de desenvolvimento que está em construção no país com o segundo governo do presidente Lula. Um outro ponto é o debate sobre a questão política estadual e o desafio de construir um Maranhão pós-sarney e progressista. Aqui, os comunistas maranhenses farão profunda análise do quadro econômico, político e social do estado para, ao final, apontar a tática partidária para esta quadra histórica.


O PCdoB conquistou, com as eleições de 2006, expressão política suficiente para colocar-se como protagonista na construção de novo projeto de desenvolvimento para o estado, é o que avalia preliminarmente a direção estadual. Sobre isso o partido procura consolidar por meio de ampla base política e partidária o espaço conquistado até o momento para e avançar em outras posições não menos importantes. 


Outro assunto que deve permear os debates na reunião do CE é o ousado projeto de reforço e construção partidária que está em curso no estado. Neste cenário, aparecem como elementos de ação política centrais da tática partidária o reforço e ampliação dos vínculos do partido com os movimentos sociais. Ao mesmo tempo, o partido deve cuidar da formação de grande contingente de quadros intermediários para que possam dar sustentação ao trabalho político e social do partido.


Além disso, na reunião os comunistas decidirão também sobre um conjunto de documentos políticos e organizativos normatizadores do processo de construção da 10ª Conferência Estadual do PCdoB no Maranhão. Com data prevista para acontecer em setembro deste ano, ao seu término, a direção espera ter mobilizado 4.000 militantes na base partidária distribuídos em cerca de 100 municípios.


Marden Ramalho


De São Luís/ MA