Ciro Gomes: transposição sai “na base de pau”

Em Minas, o deputado criticou a movimentação contrária à transposição e anunciou que, se for eleito presidente em 2010, encaminhará o projeto na base “do pau e da lata” .

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) anunciou ontem que, se for eleito presidente em 2010, implementará a transposição das águas do rio São Francisco “na base de pau e lata”. Durante palestra no 6º Seminário de Responsabilidade Social Empresarial de Minas Gerais, estado cujo governo é contrário à transposição, o parlamentar disse que a canalização de água para o Nordeste Setentrional será um dos seus principais projetos de campanha. “Da forma como vai, o programa será concluído daqui a 30 anos. E o semi-árido não pode esperar tanto tempo”, afirmou o deputado.


 


 


Ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes defende que a transposição do São Francisco não irá comprometer os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, também contrários ao projeto. De acordo com o deputado, o programa necessitará de 23 metros cúbicos de água por segundo dos cerca de 3.800 metros cúbicos por segundo da vazão normal do rio. “A partir de estudos, viu-se que, na maior estiagem possível, ainda assim haveria 1.850 metros cúbicos por segundo. O que precisaremos é muito pouco e, se eu me candidatar e vencer, colocarei isso para frente na base de pau e lata”, declarou o parlamentar, em Belo Horizonte.


 


 


Projeto mais importante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em janeiro, a transposição do São Francisco prevê investimento de R$ 6,6 bilhões para canalizar água para Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, beneficiando 12 milhões de pessoas. “O rio São Francisco não é só dos estados por onde ele passa. O rio São Francisco é do Brasil”, argumentou Ciro Gomes, em referência ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSBD), contrário à transposição e possível adversário na corrida presidencial.


 


 


Após superada a fase de licitação, as obras da primeira etapa da transposição do São Francisco – o eixo leste, de 220 quilômetros – devem se iniciar apenas a partir de outubro, com previsão de término para daqui a três anos e meio. A segunda fase – o eixo norte, de cerca de 400 quilômetros – só ficará pronto em cinco anos, no mandato do sucessor de Lula. Ciro Gomes defendeu o presidente por não ter cumprido a promessa ainda no primeiro mandato. “Até pouco tempo atrás, havia 11 liminares suspendendo as obras. A questão é que tem gente querendo se aproveitar dessa discussão para fazer oposição por oposição”, aponta o deputado, que também critica a visão de ambientalistas contrários à transposição. “Existe gente no Nordeste passando sede. Isso é justo?”.


 



Cid se mostra otimista em conversa com Geddel


 



O governador Cid Gomes (PSB) voltou de Brasília, na última quarta-feira, animado no que se refere à Transposição do Rio São Francisco. Cid conversou com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), que reafirmou o desejo do governo federal em iniciar as obras do projeto. O peemedebista baiano assumiu este ano a pasta no lugar de um correligionário de Cid, o ex-ministro Pedro Brito (compensado com a nomeação para a recém-criada Secretaria do Portos); e colocou em xeque a transposição, já que seu Estado é historicamente contra o projeto.


 


Cid mostrou-se otimista com a conversa. “É um projeto do governo e dessa forma ele será tocado”, garantiu durante a solenidade de lançamento da edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado.Ele contou que o ministro irá abrir o projeto de transposição para sugestões “e vai estar empenhado em amortecer algumas críticas que existem no estado da Bahia, Sergipe e Alagoas”. “É um projeto do Governo federal e é de sua responsabilidade tocar”, reforçou o governador.


 


Fonte: O POVO