85 mil podem perder título no Pará

Hoje é o último dia de regularização do título de eleitor para quem deixou de votar e não justificou a falta nas últimas três eleições. Até ontem, de acordo com o Tribunal Regional do Estado (TRE), apenas 5.320 dos 91.021 para

Desde que o prazo para regularização foi anunciado, as filas na travessa São Francisco, onde fica o atendimento do TRE em Belém, dobram o quarteirão antes mesmo do sol nascer. “Tem gente que dorme aqui na fila”, informou um camelô.
Mas muitos deles não estão irregulares: são pessoas que simplesmente perderam o título ou deixaram de votar na última eleição.
Wladson Santos, coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), admite a falta de informação da maioria dos eleitores na fila. “Eles pensam que hoje vamos encerrar todos os serviços. Não é verdade, este é o prazo final apenas para quem não votou em três eleições consecutivas. Os demais casos, como inscrição, transferência, 2ª via, ou mesmo quem já estiver com o título cancelado há mais tempo, pode vir a partir do dia 27”, explicou.
Entre os poucos na fila que estavam realmente em situação de cancelamento, estava Robson Rodrigues, 45, servente. Ele disse que deixou de votar nas últimas três eleições porque mudou de domicílio eleitoral e esteve adoentado. “Depois, eu voltei mas também admito que relaxei”.
Francisca da Silva, 44, faltou apenas à última eleição para governador, mas às 7h já estava na fila. Conseguiu uma senha que lhe adiantou o lugar e disse que só ficou porque alguém lhe teria informado que ela deveria, sim, permanecer na fila. “Se não fosse esse rapaz que me deu uma ficha eu ainda estaria lá atrás”, disse.
Segundo o TRE, funcionários do órgão percorrem a fila tomando conhecimento de cada caso e informando quem não precisa enfrentar a fila nesse momento.