PMDB, PT e PCdoB formam bloco eleitoral no Paraná

Acordo inédito dá início a um novo pacto político no Estado

Visando facilitar entendimentos eleitorais para as eleições do ano que vem, os dirigentes do PCdoB, PT e PMDB assinam nesta segunda-feira (23), às 15 horas, na Liderança do Governo na Assembléia Legislativa, um protocolo de intenções válido nos 399 municípios do Paraná.



Embora o acordo seja firmado inicialmente pelas três agremiações, ele deverá ser estendido aos demais partidos políticos que fazem parte da base de sustentação do governador Roberto Requião (PMDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



De acordo com João Arruda, secretário-geral do PMDB, a idéia central da proposta consiste na instituição de Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que passaria a analisar o quadro político e adiantaria as composições de 2008. Esse grupo seria composto por dirigentes peemedebistas, comunistas e petistas, que discutira caso a caso.



“Nós estamos tomando uma iniciativa inédita no Paraná. A unidade dos partidos nos ajudará a discutir o projeto político em andamento no país, implementado pelo presidente Lula e pelo governador Requião”, disse João Arruda.



Para Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, com a assinatura do protocolo ficará consolidada a vontade política dos partidos de marcharem unidos com o objetivo de ampliar espaços políticos nas câmaras e prefeituras de todo o Estado, contribuindo para o êxito da gestão do presidente Lula e do governo Requião.



“Trata-se de um protocolo político e programático”, afirmou Alves.



Os dirigentes do PMDB, do PT e do PCdoB esperam incorporar também outras agremiações na assinatura no acordo eleitoral nos próximos dias. Segundo eles, o documento sinalizará às militâncias dos partidos – que são a base de sustentação dos governos Lula e Requião – a necessidade de unidade de ação política a partir dos municípios.



O presidente estadual do PT, deputado federal André Vargas, e o presidente estadual do PMDB, Renato Adur, confirmaram presença no ato de assinatura do protocolo de intenções.



SERVIÇO:


Assinatura do Protocolo de Intenções (PMDB, PT e PCdoB)
Local: Liderança do Governo na Assembléia Legislativa do Paraná
Data e horário: segunda-feira, dia 23 de abril, às 15 horas


 


O protocolo a ser assinado:


Protocolo de Intenções que entre si celebram o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ambos da seção Paraná, visando a cooperação política e a criação de um Grupo de Acompanhamento Eleitoral (GAE) para entendimentos com vistas às eleições municipais de 2008.


Considerando:


– a proximidade política e os objetivos programáticos dos três partidos que atuam conjuntamente no Governo do Estado do Paraná e participam do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva;


– a necessidade de sinalizar às militâncias das três agremiações partidárias e à frente política paranaense uma orientação geral e orgânica nos municípios do Estado;


– a importância de se instituir um núcleo que articule a ampliação do leque de alianças no Paraná visando reproduzir no ano que vem, nos 399 municípios, as composições partidárias que dão sustentação aos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Roberto Requião.


Aos vinte e três dias do mês abril do ano de dois e sete, O PMDB, representado neste ato pelo seu secretário-geral e presidente, João Arruda e Renato Adur, respectivamante, o PCdoB, representado pelo seu presidente estadual, Milton Alves, e o PT representado pelo seu presidente estadual, deputado federal André Vargas, resolvem celebrar o presente Protocolo de Intenções, nos moldes das cláusulas seguintes:


CLÁUSULA PRIMEIRA


DO OBJETO


O presente Protocolo tem por objetivo a conjugação de esforços no sentido de desenvolver um sistema de parceria com vista às eleições municipais de 2008 e instituir o Grupo de Acompanhamento Eleitoral (GAE), composto por dirigentes dos três partidos políticos.  


CLÁUSULA SEGUNDA


DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO


As áreas de atuação abrangidas por este Protocolo são as seguintes:


I) Os 399 municípios do Estado do Paraná:


a – nas localidades em que ajam os partidos legalmente organizados;


b – nas entidades em que os partidos possuem militância;


II) no movimento de juventude;


III) nos movimentos populares e sociais.


CLÁUSULA TERCEIRA


DA EXECUÇÃO


I – os projetos ou ações que serão desenvolvidos, em decorrência deste Protocolo, deverão receber aprovação prévia de um Grupo de Acompanhamento Eleitoral (GAE).


II – O GAE será formado por dois membros de cada agremiação.


III – Caberá ao GAE a realização de análises conjunturais e possibilidades de alianças e coligações nos municípios em que estejam presentes politicamente.


IV – A execução deste Acordo será acompanhada e supervisionada pelas executivas do PMDB, do PT e do PCdoB.


CLÁUSULA QUARTA


DAS ATIVIDADES DO GAE


Realizar estudos sobre o quadro político, analisando caso a caso; promover debates, seminários e atividades com intuito de formar e aprimorar a militância e os candidatos a prefeitos e vereadores dos três partidos, quando houver concordância de ambos. Também caberá ao grupo criar condições para a ampliação do espectro de aliança tendo como referência os partidos políticos que dão sustentação aos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Roberto Requião. 
 
 
Curitiba, 23 de abril de 2007.


João Arruda


Secretário-geral do PMDB do Paraná


Renato Adur


Presidente do PMDB do Paraná


André Vargas


Presidente do PT do Paraná


Milton Alves


Presidente do PCdoB do Paraná


TESTEMUNHAS: