Cálculo mostra que a China será 3ª economia mundial em 2007

Com crescimento anual de 10%, a China vai ultrapassar a Alemanha e se tornar a terceira maior economia do mundo em meados deste ano, prevê a EIU (Economist Intelligence Unit). Até o fim de 2007, a China terá um PIB de US$ 3,2 trilhões, comparado a US$ 2,9

Há pouco mais de um ano, a China era a sétima no ranking das maiores economias. Em dezembro de 2005, um trabalho de revisão das contas nacionais concluiu que o PIB chinês era 16,8% superior ao estimado anteriormente, o que fez o país subir para a sexta posição, deixando para trás a Itália. No ano seguinte, a China cresceu 10,7% e subiu mais dois degraus, para o quarto lugar, acima de Inglaterra e França.



Depois de ultrapassar a Alemanha, o país asiático ficará atrás apenas dos EUA e do Japão na classificação das maiores economias globais.



Leo Abruzzese, diretor editorial da EIU, estima que o crescimento da China vai se reduzir nos próximos cinco anos, mas ainda continuará alto, em torno de 7% a 7,5% ao ano. O setor siderúrgico é um dos principais exemplos do efeito dos maciços investimentos realizados no país, afirmou Abruzzese no seminário “Desafios Emergentes”, promovido pelo CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China) para discutir o impacto da ascensão de China e Índia sobre o Brasil.



“A China tem a maior indústria siderúrgica do mundo e só o excesso de capacidade do setor equivale à produção total do Japão, que é o segundo maior fabricante de aço”, disse.



A EIU prevê que a China será a segunda maior economia do mundo em 2030, à frente do Japão. Mas ainda terá um tamanho equivalente à metade do PIB norte-americano.