Irmão de Bush prevê fim de impostos sobre etanol brasileiro

O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, afirmou nesta quarta-feira (17) que as tarifas impostas pelos EUA à importação do etanol desaparecerão a curto prazo e que este biocombustível será o eixo de um “grande mercado mundial”.

O irmão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reuniu em Brasília com várias autoridades do governo na qualidade de membro da Comissão Interamericana do Etanol.



A comissão procura promover o combustível alternativo e também é formada pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o colombiano Luis Alberto Moreno.



Em visita à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Jeb Bush respondeu a perguntas diretas sobre o imposto alfandegário de 2,5% aplicado pelos Estados Unidos às importações de etanol brasileiro.



Segundo o ex-governador norte-americano, a taxa será extinta “gradualmente” e a “curto prazo”, já que os EUA querem contribuir para criar “um robusto mercado mundial” de combustíveis alternativos.



Acordos
Para atingir esse objetivo, Jeb Bush disse que “será essencial” eliminar as barreiras tarifárias, uma decisão que com o tempo também beneficiará os consumidores norte-americanos e, principalmente, a população dos estados que não produzem etanol.



O irmão de George Bush disse também que os Estados Unidos destinarão cerca de US$ 1,6 bilhão em 2008 para projetos de pesquisa destinados a melhorar a produção do etanol e diversificar as matérias-primas usadas em sua fabricação.



Brasil e Estados Unidos são atualmente os maiores promotores do etanol e assinaram um acordo de cooperação para produzir e distribuí-lo, inclusive em outros países.



O Brasil, maior exportador de etanol, fabrica o biocombustível a partir da cana-de-açúcar e a produção atual é de cerca de 17 bilhões de litros por ano. Para 2010, o governo pretende elevar o número para 24 bilhões de litros. Já os Estados Unidos produzem cerca de 18 bilhões de litros anuais, com óleos extraídos do milho.