Sem categoria

Escola Nacional do PCdoB espera reunir 3 mil militantes em cursos pelo Brasil

Investir na formação de quadros intermediários. Esta é a meta da Secretaria Nacional de Formação do PCdoB. Para isso realiza, a partir de maio, uma série de cursos de curta duração – um final de semana, com carga horária de 16 horas – em todos os estados

A iniciativa é uma forma de dar resposta às diretrizes fixadas pelo Comitê Central para o avanço da estruturação partidária e da formação de militantes intermediários. “O grande diferencial é que estes são cursos intensivos especialmente destinados à capacitação destes quadros nas questões básicas referentes ao partido”, explica Adalberto Monteiro, secretário de Formação do PCdoB.


 


 


A escolha desse público específico não é à toa. Os quadros intermediários são os elos de ligação entre os militantes da base e os dirigentes municipais e estaduais do PCdoB. Portanto, é parte da tática comunista de maior inserção nas massas e melhor preparação de sua militância. “Sem a capacitação desses quadros intermediários, torna-se mais difícil para os comitês estaduais mobilizar a militância. A preparação dessas pessoas proporciona maior dinamismo à ação partidária”, ressalta Monteiro.


 


 


Estruturação


 


Por ora, são nove os estados que contam com seções estaduais da Escola Nacional: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais,  Pernambuco, Rio de Janeiro , Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Para auxiliar aqueles que ainda não contam com essa estrutura local, ficou definido que os cursos, em suas primeiras turmas, serão dados com o apoio da coordenação nacional da Escola e das seções estaduais já estabelecidas. Conforme salientou a coordenação nacional da Escola em documento encaminhado às direções estaduais, para ser viável, o projeto precisa contar com o apoio decidido dos comitês estaduais e exigirá um plano específico de cada um.


 


 


Os participantes dos cursos serão selecionados por cada comitê estadual, priorizando os quadros que hoje atuam nos municipais com mais de 100 mil habitantes, membros de comissões políticas de comitês municipais em cidades com menos de 100 mil habitantes e comitês intermediários e distritais das capitais e, em alguns casos, também de dirigentes estaduais, assim como os quadros dos movimentos sociais e quadros de base, de acordo com a definição estatutária.


 


 


Conteúdo


 


O conteúdo do curso será o PCdoB, sua estratégia  – a nova luta pelo socialismo –, sua política atual – uma tática mais afirmativa e ousada – e as linhas de estruturação partidária para colocá-lo à altura de seu projeto político.


 


 


O curso terá quatro blocos de quatro horas cada e os três primeiros serão divididos em três partes: aula, leitura de texto e grupos, e debate. O último bloco será destinado à realização de uma oficina em que os alunos deverão, a partir de questões elaboradas pelos professores, refletir sobre a aplicação da tática e da política de estruturação na sua própria área de atuação.


 


 


Para atingir o número de quadros pretendido pela Escola, é necessário arregimentar em cada estado um coletivo de militantes que desempenhará o papel de professor. Este coletivo deverá ser preparado numa reprodução do curso especialmente destinada para este fim. Os comitês estaduais deverão elaborar planejamento para realização deste plano de formação de seus quadros com objetivos e metas definidos. A proposta deverá ser enviada à Secretaria Nacional de Formação e Propaganda (CNFP), pelo endereço eletrônico [email protected].


 


 


Os alunos deverão ser cadastrados e será obrigatória a produção de um relatório com suas opiniões sobre os temas e questões propostas, que servirá como avaliação do aluno e também como um instrumento de construção da política de quadros do PCdoB. Estes cadastros e relatórios, padronizados e distribuídos nacionalmente, deverão retornar à CNFP.


 


 


Os quadros que participarem deste curso deverão ser estimulados – e eles mesmos devem se empenhar – a se engajar nas atividades regulares da Escola nos níveis correspondentes a seus estágios de formação. Em outras palavras, este atual esforço deve ter continuidade via Escola Nacional e também pelo estudo individual.


 


 


A direção nacional da Escola propõe ainda, como atividade complementar, a apresentação do vídeo Camarada João, sobre o líder comunista João Amazonas, e um debate tendo como centro os valores comunistas e a valorização da militância. “Esperamos, com essa iniciativa, despertar e engajar nossos quadros nas atividades regulares de formação e estimulá-los a buscar continuamente sua própria capacitação”, disse Monteiro.



 


 


Para mais informações, os comitês estaduais deverão entrar em contato com a Escola Nacional do PCdoB pelo telefone (11) 3266-8368 e 3289-1331.



 


 


De São Paulo,
Priscila Lobregatte, com CNFP