Colômbia: Senador acusa Uribe de proteger narcotraficantes

O senador colombiano Gustavo Petro, do Pólo Democrático, acusou o presidente Alvaro Uribe de ter dado proteção a esquadrões da morte formado por narcotraficantes quando era governador de Antioquia (1995-97). Petro divulgou documentos que, segundo ele, pro

Os paramilitares, segundo Petro, usavam como fachada as Convivir, cooperativas rurais organizadas pelo Estado para combater a guerrilha e o narcotráfico. O grupo bananeiro Chiquita já admitiu a tribunais norte-americanos ter entregue US$ 1,7 milhão a paramilitares de Antioquia por meio das Convivir.



O assessor de Uribe José Obdulio Gaviria disse que as acusações do senador são “uma combinação de calúnias e desinformação”. Por sua vez, Petro insiste nas acusações e diz que quando as Convivir foram proscritas, em 1997, seus “justiceiros” simplesmente ficaram com as armas e se uniram às unidades terroristas de Carlos Castaño, das chamadas Forças de Autodefesa da Colômbia.



Petros lembrou também que paramilitares faziam proteção de pelo menos uma das fazendas da familia do atual presidente e que numa dessas fazenda, a “Las Guacharacas”, paramilitares executaram guerrilheiros.