Uruguai tentará novo diálogo sobre fábrica de celulose

O governo uruguaio confirmou nesta segunda-feira (16) o interesse em um “diálogo aberto” com o governo da Argentina, agendado para acontecer a partir de quarta-feira em Madri, na Espanha, com a finalidade de solucionar o impasse a respeito da construção d

O chanceler Reinaldo Gargano afirmou durante uma sessão aberta do Conselho de Ministros que “o Uruguai vai comparecer com espírito de diálogo” e acrescentou que “estamos no começo das conversas e há muito o que fazer pela frente”.



O chanceler viaja nesta terça-feira para a capital espanhola junto com o secretário da Presidência, Gonzalo Fernández, o diretor geral da Chancelaria, José Luis Cancela e a diretora de Meio Ambiente, Alicia Torres, para a reunião com o governo argentino, estimulado pelo rei Juan Carlos da Espanha.



Gargano lembrou que “o governo uruguaio cumpriu estritamente com todas as normas de meio ambiente nacionais e internacionais” e destacou que o governo “espera como fruto deste diálogo o respeito ao direito internacional, para que o Uruguai não siga perdendo, como perdeu neste um ano e meio, centenas de milhares de dólares por causa do bloqueio das pontes” internacionais.



Ambientalistas da cidade argentina de Entre Rios realizam há mais de um ano bloqueios em pontes que unem Uruguai e Argentina, sobre o rio Uruguai, em protesto contra a construção da fábrica. Eles alegam que a Botnia contaminará as águas da região.