Luta das mulheres por espaço no poder avança em BH

O auditório lotado durante a solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, marcado pela a presença de autoridades e representantes dos diferentes movimentos femininos de luta igualdade de direitos com relação aos homens.

            O encontro, que este ano tem como tema Ampliar e Fortalecer a Participação das Mulheres nos Espaços de Poder, que aconteceu na noite de sexta-feira (13), na auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, serviu de prévia para a plenária realizada no sábado (14), que atingiu quórum suficiente para eleger as 65 delegados que vão representar a capital mineira na estapa Estadual da Conferência, nos dias 9 e 10 de julho.


 


            A secretária adjunta de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Teresa Cristina do Nascimento, compôs a mesa, juntamente com as deputadas federais Jô Moraes (PcdoB-MG) e Maria do Carmo Lara (PT-MG), o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahass, a coordenadora dos Direitos da Mulher, Márcia de Cásia Gomes, o secretário adjunto de Direitos e Cidadania de BH, Newton Pereira (PcdoB) e a vereadora e líder do prefeito Fernando Pimentel na Câmara Municipal, vereadora Neuzinha Santos (PT).


 


Temas e propostas


 


            Com a tarefa de dividir em grupos, para discutir os cinco temas que nortearão as etapas estadual e nacional da conferência, mais de 300 mulheres e pequeno grupo de homens,  retornaram à sede da Escola Superior Dom Helder Câmara, na manhã de sábado. As atividades tiveram início às 9h e se estenderam até as 17h. A grande maioria das participantes permaneceu até o final da verdadeira  maratona de discussões, que culminou na plenária e legitimou a eleição das 65 delegadas da capital que seguirão para a Conferência Estadual.


 


            Os cinco temas discutidos foram: Autonomia, igualdade no mundo de trabalho e cidadania; Educação inclusiva e não sexista; Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; Enfrentamento à violência contra as mulheres e Mulher e poder. Ocupando salas distintas, as participantes tiveram a chance de trocar experiências, relatar situações de discriminação de gênereo vividas no cotidiano e sobretudo de aperfeiçoar, incluir novas propostas no documento elaborado a partir das pré-conferências ocorridas durante o final de março e início de abril, e até excluir pontos  avaliados como equivocados ou fora do foco das discussões.


 


Mini-creche garantiu tranqüilidade


 


            As mulheres que precisaram levar seus filhos para o encontro puderam contar a tranqüilidade de deixá-los sob os cuidados de três monitores, ou “brincantes”, durante todo o período de duração da conferência municipal. Sob a coordenação da socióloga Margareth Ribeiro de Araújo, 38 crianças e pré-adolescentes na faixa etária de quatro meses a 13 anos, se divertiram com Luana, Francis e Leone, do grupo Fábulas Produções Artísticas.


 


            Peteca, Futebol de Botão, jogo de damas e xadrez faziam parte da lista de opções de entretenimento. A projeção do filme infanto-juvenil Procurando Nemo também fez sucesso. “O fato de saber que minhas duas filhas estão sendo cuidadas, enquanto eu participo das rodadas de discussões, é sem dúvida um fator que me motivou a participar do encontro”, destacou Antônia Soaes de Souza de 27 anos, durante um breve intervalo feito para observar como estavam as crianças.


 


de Belo Horizonte


 Telma Gomes