Intelectuais assinam manifesto por punição a Posada Carriles

Mais de 150 intelectuais e personalidades internacionais, entre os quais estão os brasileiros Oscar Niemeyer e Frei Betto, assinaram uma carta publicada nesta segunda-feira (16) no jornal Granma. O texto pede aos EUA que processem o anticastrista

“Exigimos que o governo dos Estados Unidos, em cumprimento de suas obrigações internacionais, processe Luis Posada Carriles por todos os seus crimes ou atenda o pedido de extradição feito pela Venezuela (em 2005) e que não recebeu até agora resposta alguma”, diz a mensagem.



Entre os 153 signatários que aparecem na lista publicada pelo Granma estão também o prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel, o lingüista americano Noam Chomsky e os escritores Eduardo Galeano, do Uruguai, e Alfonso Sastre, da Espanha.



Também apóiam a iniciativa a ativista norte-americana contra a Guerra do Iraque Cindy Sheehan, o diretor de cinema argentino Tristán Bauer e o sociólogo português Boaventura de Sousa.



“Com o tratamento dado a Posada Carriles, as autoridades norte-americanas, pressionadas pelos grupos extremistas do sul da Flórida, deixaram evidente a dupla moral de sua guerra contra o terrorismo em nome da qual torturam, seqüestram e bombardeiam”, diz a mensagem.



“Todas as pessoas honestas que no mundo levantam a voz contra a guerra e contra o terrorismo têm diante de si uma prova irrefutável da falta de ética em que baseia sua atuação a atual administração de Washington”, termina a carta.