Venezuela antecipa o pagamento de dívidas com o FMI e o Bird

A Venezuela quitou antecipadamente suas dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com o Banco Mundial (Bird), liquidando um total de US$ 3 bilhões. Segundo o ministro venezuelano das Finanças, Rodrigo Cabezas, com isso o país economizou US$ 8 mi

“Senhores do Fundo Monetário Internacional, senhores do Banco Mundial, tchau a vocês, a Venezuela é livre” , declarou Cabezas neste domingo (15). Na quinta-feira passada, a Venezuela pagou a última prestação da dívida com o Bird, que vencia em 2012.



“Agora, não temos mais que consultar ninguém sobre nossas políticas econômicas” , acrescentou. Segundo o ministro, desde 1999, a Venezuela adotou a política de não contrair novos compromissos com o Fundo e o Bird.



O país continuará negociando créditos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento (CAF) “porque oferecem financiamentos não condicionados” , disse Cabezas.



Metas
O anúncio do cancelamento da dívida venezuelana com esses organismos financeiros foi feito pelo presidente Hugo Chávez na noite de sexta-feira. Na ocasião, ele criticou as recomendações dos organismos multilaterais que pedem à Venezuela para conter o gasto público, argumentando que o importante é a qualidade do gasto.



O mais recente relatório semestral do FMI previu que a economia venezuelana deve crescer 6,2% neste ano, enquanto a inflação do país chegará a 21,6%. Mas o governo venezuelano insiste que cumprirá sua meta de crescimento de 6% com inflação de 12% em 2007.