Para Chávez, mundo já está em enorme crise energética

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira (16) que o mundo está entrando em uma crise energética. A declaração foi dada durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de um complexo petroquímico entre Brasil e Venezuela.

“Estamos entrando em uma crise energética mundial que já originou duas guerras. Estamos entrando em uma situação que está começando uma crise mundial de energia”, disse Chávez.



A cerimônia aconteceu no mesmo dia do início da 1ª Cúpula Energética Sul-Americana que se realizará na Ilha Margarita e da qual participarão 12 presidentes da região para discutir e estudar formas para que as nações possam se integrar para superar dificuldades no setor energético.



O presidente venezuelano também alertou para o aumento do consumo de petróleo e gás no futuro e disse que, em 15 anos, a demanda de gás deve aumentar 62%, de 90 bilhões de pés cúbicos anuais para 160 bilhões. “A América Latina tem um grande potencial para suprir essa demanda. Tem todo potencial para contornar essa crise. Somando nossos potenciais. Mas lutando pelo nosso continente.”



Chávez aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, criticar e ameaçar os Estados Unidos. “Uma nova agressão dos Estados Unidos contra a Venezuela e não vou abrir uma gota de petróleo para eles. E se vierem aqui buscar, começará uma guerra de 100 anos.”