Ministro cubano vai à China para reforçar relação bilateral

O ministro de Assuntos Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, deve se reunir nesta segunda-feira (16) em Pequim com seu colega chinês, Li Zhaoxing, o vice-presidente, Zeng Qinghong, e outros altos funcionários comunistas para impulsionar as relações entr

Pérez Roque também manterá contatos com o ministro de Comércio chinês, Bo Xilai, e o conselheiro de Estado, Tang Jiaxuan, segundo destacou o Ministério de Assuntos Exteriores chinês.



Nas reuniões serão discutidas idéias sobre as relações bilaterais e os problemas regionais e internacionais de interesse comum. O chanceler cubano chegou à China neste domingo, e na primeira jornada de sua visita inaugurou o novo consulado de Cuba na cidade de Cantão (sul do país).



Pérez Roque também vai pronunciar nesta terça-feira um discurso no Instituto de Relações Internacionais, órgão do governo local que conta com um departamento sobre os laços entre o país asiático e a América Latina.



Cuba foi o primeiro país latino-americano a estabelecer relações diplomáticas com a China, em 1960, e seus vínculos econômicos bilaterais se intensificaram nos últimos dez anos.