Fórum do Software Livre reuniu 6 mil pessoas em POA (RS)

A oitava edição do Fórum Internacional Software Livre, 8º FISL, terminou neste sábado (14) com a particpação de 6 mil pessoas. Os organizadores consideraram a iniciativa positiva. O coordenador da Associação Software Livre.org, Sady Jacques, que presidiu

''O evento alcançou todos os resultados. A finalidade é viabilizar relacionamentos e articulações a partir da aproximação das pessoas do Software Livre (SL) em nível local, nacional e internacional. As pessoas puderam se ver mais e melhor. E depois que esse fluxo de relacionamentos se estabelece, você tem os resultados que começam a aparecer'', diz Jacques.


 


Não há como medir, ele explica, o volume de negócios gerados, nem quantos contratos de serviços saem do FISL, ''mas temos o depoimento animado de expositores manifestando isso''.


 


Segundo o coordenador, o mais importante é que a comunidade pôde se reunir e isso gera uma organização, uma sintonia. ''O encontro nos leva para focos que nos interessam. Essa é a principal virtude, e o resto é conseqüência, subproduto''.


 


Um dos fatores positivos, na avaliação de Jacques, é também o restabelecimento de ''um diálogo mais produtivo com o governo do estado do Rio Grande do Sul e com a prefeitura de Porto Alegre. Ambos estiveram mais distantes da nossa discussão.


 


A dimensão e a impressão que o FISL passou foi tão afirmativa e a presença desses patrocinadores privados é tão consistente que esses governos, que também têm necessidades de programas, passam a perceber uma possibilidade''. Entre os maiores patrocinadores privados do encontro estão empresas como Sun, IBM, UOL e Google.


 


A estimativa é que 6 mil pessoas tenham participado do FISL. ''Conseguimos manter o público, o que é importantíssimo e difícil'', avalia. O local de Porto Alegre onde será o encontro de 2008 ainda não foi definido.


 


Leia também: Fórum contribui para oferecer soluções criativas contra exclusão digital