Automobilismo: FIA usará biodiesel em 2009

O Campeonato Mundial de Turismo, categoria de automobilismo da Federação Internacional da modalidade, usará o biodiesel como combustível a partir de 2009, anunciou no último fim de semana o conselho que rege a entidade.

Em uma das primeiras mudanças desse tipo, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA (FIA World Touring Car Championship) será disputado em 2009 movido a bio-combustível, após a decisão unânime tomada pelo Conselho Mundial de Esportes Motorizados da FIA.


 


A categoria é uma das três competições mundiais patrocinadas pela FIA, junto com a Fórmula Um e o Campeonato Mundial de Rali. Disputa atualmente sua terceira temporada e vê sua popularidade aumentar cada vez mais ao redor do mundo.


 


O bio-combustível será introduzido na categoria ainda misturado à gasolina e ao diesel em 2008, antes de uma mudança para uso exclusivo de bio-combustível no campeonato de 2009.


 


Jacques Behar, presidente da empresa KSO, que patrocina a competição, afirmou que “com a estreita ligação entre os carros que competem e os seus equivalentes que circulam pelas ruas, acreditamos que a WTCC seria a plataforma lógica para levar a cultura do bio-combustível para o público geral”. Combustíveis alternativos terão um papel bastante importante no futuro dos esportes a motor e o nosso objetivo é estar à frente dessa tecnologia”.



Todos os integrantes da categoria, desde fabricantes dos carros aos patrocinadores, terão papel importante no programa de desenvolvimento e ajudarão a analisar os diferentes bio-combustíveis que existem atualmente no mercado.



O objetivo é identificar a melhor solução técnica para um combustível com menos componentes fósseis e mais biológicos, que será então submetido ao Departamento Técnico da FIA para aprovação final.



O bio-combustível, produzido principalmente de matéria orgânica, pode ajudar a reduzir o aquecimento global removendo o dióxido de carbono da atmosfera. Após um bem sucedido início em 11 de março, na etapa de Curitiba, no Brasil, o campeonato terá sua segunda prova disputada no circuito de Zandvoort, na Holanda, em 6 de maio.