Apuração dos votos em Timor Leste chega ao fim

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Timor Leste, Faustino Cardoso, anunciou nesta segunda-feira (16) a conclusão da apuração e revisão das atas das 705 seções eleitorais nas quais os timorenses votaram na segunda-feira (9) passada. Os resultado

Cardoso atribuiu a demora do processo à necessidade de abrir as urnas, por deficiência no processo de contagem dos votos nulos nas atas, bem como a ausência em muitos casos de embalagem separada de atas, listas de votantes e envelopes com votos nulos e reclamações.


 


O presidente da CNE também afastou a hipótese de fraude em Baucau, que tinha sido levantada na sexta-feira (13) pelo porta-voz da CNE, padre Martinho Gusmão.


 


O que aconteceu na província foi a inscrição errada do número de votantes na ata de uma pequena seção eleitoral: em vez de colocar o número de votantes — num universo de apenas 350 eleitores — o delegado eleitoral enganou-se e inseriu na base de dados o código da seção eleitoral — 03-113-01—, provocando assim o aparecimento de 311.301 votantes inexistentes, o que explica o fenômeno da triplicação dos eleitores na região de Baucau.


 


Os resultados apurados foram entregues hoje ao tribunal de recurso, que poderá aceitar pedidos de impugnação da eleição durante as próximas 24 horas. A decisão final será tomada no final da semana, quando está previsto começar a campanha para o segundo turno.


 


Se os pedidos de impugnação forem indeferidos, Ramos Horta e Francisco Guterres Lu'Olo são dados como certos para disputar a eleição, com base nos resultados provisórios divulgados na semana passada.