AMB condena proposta de laqueadura de jovens brasileiras

A Associação Médica Brasileira (AMB) manifestou “total oposição a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que buscam reduzir a idade permitida para a laqueadura”. Um deles propõe a diminuição dos atuais 25 anos para 18 anos. 

“A laqueadura é um processo de esterilização irreversível. Portanto, deve ser realizada apenas em circunstâncias muito bem estabelecidas. Reduzir a idade para qual é permitida é uma atitude inapropriada e no mínimo inadequada”, lembra a entidade médica.


 
A AMB concorda com as ressalvas apresentadas pelo ministro da saúde, José Gomes Temporão, recentemente. Segundo a entidade, “iniciativas como essas não tratam de planejamento familiar, mas escondem tentativas de controle da natalidade”.



Arrependimento
 


Os médicos brasileiros aconselham “responsabilidade para tratar de uma questão dessa importância”. E divulga que atualmente, existem 15 milhões de brasileiras já submetidas a laqueaduras, destacando que “entre aquelas que passaram pela intervenção logo após os 25 anos, cerca de 70% mostram-se tardiamente arrependidas”.
 


A AMB acredita que até pontos da lei atual, como o fato de que mulheres com idade inferior a 25 anos com dois filhos podem fazer laqueadura, “têm de passar por ampla discussão social num processo de revisão”.
 


“Quando se trata de algo com implicação tão relevante na vida de uma mulher, a idade não pode ser fator preponderante. E é fundamental maturidade e responsabilidade do Estado e dos poderes contituídos”, enfatiza a entidade médica.



Fonte: AMB