PCdoB de São Luís/ MA aprova Projeto de Resolução Política que norteará IX Conferência Municipal

O Comitê Municipal do PCdoB em São Luís reuniu-se ontem (14) para discutir e aprovar o Projeto de Resolução Política (PRP) da 9ª Conferência Municipal com data marcada  para os d

O Documento aborda em primeiro lugar o quadro político do município e localiza e conceitua as forças e os atores políticos que estão envolvidos no debate com a sociedade maranhense. O documento destaca que há nesta quadra histórica em São Luís um amplo e complexo cenário de disputa, onde diversos setores sociais participam da luta política. O primeiro grupo é o campo hegemonizado pelo grupo Sarney, representados por meio do PMDB, DEM, PV e PTB. O segundo grupo é formado por setores políticos alinhados com a oposição de direita nacional, principalmente o PSDB. E no terceiro campo situa-se os setores democráticos e de esquerda, composto principalmente pelo PDT, PSB, PT, PCB e PCdoB. É neste cenário que irão se desenrolar as discussões nos próximos meses.



Em seguida o Projeto de Resolução aborda a crescente influência política do PCdoB neste cenário. Desde 2005 o PCdoB busca somar com os demais partidos do campo democrático e de esquerda, buscando sua unificação em torno de um projeto alternativo mais avançado para o maranhão, diz o documento, que mais a frente enfatiza que a aplicação dessa política em São Luís levou o Partido nos últimos anos a ser referência na luta por uma ampla unidade contra o neoliberalismo, ter certa inserção no movimento social e participar do governo de Tadeu Palácio desde o início.  A entrada do ex-juíz e professor, e atual Deputado Federal, Flávio Dino no Partido criou um lastro maior que ajudou a eleger o primeiro parlamentar comunista no estado. A gerência de uma ampla campanha eleitoral e a interação por meio dela contribuiu para que o PCdob saísse da eleição mais fortalecido e com 25.433 votos, o que equivale a 4,2% dos votos válidos na capital.



O partido também aponta os desafios para os próximos meses no PRP e ressalta os três principais: 1º) Assumir de forma plena a luta eleitoral em 2008; 2º) reforçar os vínculos com os movimentos sociais e ampliar nossos laços com as camadas mais pobres da população; e 3º) estruturar o partido à altura desses novos projetos políticos. Com a política definida, agora é focar nos desafios. Desta forma o PCdoB em São Luís avalia que pode sair mais fortalecido e com a possibilidade de contribuir de forma mais direta com a construção de um projeto de desenvolvimento para a capital do estado, maior centro de disputa política e que definirá posições importantes para a sucessão do governado Jackson Lago em 2010.



Tais procedimentos devem estar diretamente ligados ao fortalecimento da estrutura partidária, somente assim, o PCdoB poderá responder à altura o que o projeto político atual exige. O PCdoB tem o desafio de crescer qualitativamente e formar um contingente de quadros intermediários e de base para ajudar na consecução dessas tarefas destacam os comunistas maranhenses.



O Projeto de Resolução Política destaca no final um conjunto de projetos e metas para 2007, com elementos que envolvem ação política, crescimento, valorização da militância e fortalecimento partidário.        



Feita a leitura do documento abriu-se em seguida para discussão e os dirigentes intervieram enriquecendo o conteúdo da proposta apresentada. Após debates e esclarecimentos o documento foi aprovado com pequenas alterações de forma e segue agora para debate com a militância.



Agora a Direção Municipal foca suas atenções no processo de mobilização e realização das Assembléias dos Organismos de Base. No próximo dia 19 de abril o Pleno do Municipal deve reunir-se novamente para definir o lançamento público do Projeto de Resolução Política e ainda calendários e agenda de realização das Assembléias de Base. A expectativa é que, de acordo como coisas caminham, a 9ª Conferência Municipal seja o maior processo de Conferência do PCdoB já realizado em São Luís. 


Marden Ramalho


De São Luís