Cúpula Energética começa com parceria entre Brasil e Venezuela

Mesmo com a discórdia sobre o tema etanol, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende e o presidente Hugo Chávez  combate, a 1ª Cúpula Energética Sul-Americana começa com uma parceria entre os dois governos.

Antes chegar à Ilha Margarita, na Venezuela, Lula e Chávez anunciam na manhã desta segunda-feira (16), no município de Barcelona, estado de Anzoátegui, a construção do Complexo Industrial de Jose, que marca o início de um projeto petroquímico conjunto que será desenvolvido naquele estado venezuelano.



Lula é esperado na ilha venezuelana por volta das 15h (horário de Brasília). Segundo o Itamaraty, acompanham o presidente o chanceler Celso Amorim, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. O assessor da presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, chegou hoje (15) à Ilha Margarita.



No avião de Lula também virá o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte. Dos 12 chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, somente o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou que não comparecerá.



Também há dúvidas sobre a presença da presidente chilena, Michelle Bachelet, devido a recentes declarações do presidente anfitrião, Hugo Chávez, contra o Senado do Chile. Parlamentares deste país aprovaram uma resolução contra o governo venezuelano por ter anunciado o cancelamento da concessão da RCTV – Radio Caracas Televisión.



Os governos de Brasília e de Caracas planejam construir juntos o gasoduto do Sul, uma parceria que também envolve Argentina e Bolívia. Trata-se de um duto que levará gás por mais de 12.500 quilômetros entre a Venezuela e a Patagônia argentina.



Hoje (15), no Hotel Hilton de Ilha Margarita, local onde se realiza a reunião, altos funcionários dos governos dos 12 países participaram de uma reunião preparatória sobre os pontos que deverão constar na declaração a ser firmada pelos chefes de Estado ao final do encontro, na terça-feira (16). Na reunião a portas fechadas, o Brasil foi representado pelo secretário-executivo do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimaraes.



A cúpula de Ilha Margarita pretende discutir o fortalecimento da integração regional em matéria de eletricidade, hidrocarbonetos, biocombustíveis e fontes alternativas de energia. O desenvolvimento social, o combate a pobreza e a proteção ao meio ambiente deverão estar na pauta da cúpula como metas a serem alcançadas com a ajuda ecônomica resultante da integração energética dos países da América do Sul.



Fonte: Agência Brasil