Fórum discutirá questões da água na região andina

A organização peruana Água Sustentável realiza na próxima semana o Fórum Eletrônico: Visão Social da Água nos Andes. O objetivo é promover um processo de análise e construção de proposta com relação às implicações dos acordos de livre comércio, os modelos

As discussões estão divididas por assuntos e seguirão um calendário específico por cada semana. O tema 1 é “Acordo de livre comércio e água” (de 23 a 27 de abril). O objetivo deste tema é conhecer e analisar os vínculos existentes entre água e livre comércio e trocar opiniões sobre propostas para o desenho de estratégias de negociação mais justas e igualitárias no contexto destes tratados.


 


O tema 2 é “Regulamentação, serviços de água potável e pobreza” (de 30 de abril a 4 de maio). Neste se discutirá os modelos institucionais de regulamentação e sua eficácia em termos de criação de condições para que os prestadores de serviços possam resolver o problema de cobertura de água potável e esgoto sanitário, particularmente das populações pobres.


 


O tema 3 é “Direitos de água e gestão cidadã” (de 7 a 11 de maio). O objetivo é analisar os marcos legais existentes nos países andinos e o tratamento que eles dão aos direitos de água em bacias andinas e, ao mesmo tempo, indagar em experiências que incorporem uma perspectiva “social” para a gestão de recursos hídricos.


 


A realização do fórum tem apoio do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável da Eco-região Andina (Condesan) e do International Development Research Centre (IDRC), além do suporte da InfoAndina.


 


Para ler a convocatória e participar do fórum:
http://www.infoandina.org/foros.shtml?x=8249


 


Fonte: Adital